ESTUDO DE VIABILIDADE DO USO DE AVIÕES A PROPULSÃO ELÉTRICA NA FORMAÇÃO DE PILOTOS, E SEUS POSSÍVEIS IMPACTOS FEASIBILITY STUDY OF THE USE OF ELECTRIC PROPULSION AIRPLANES IN PILOT TRAINING, AND ITS POSSIBLE IMPACTS

Main Article Content

Juan Moreira Lima
Jairo Afonso Henkes
Lucas Elya Piana Giordani

Resumo

 


Este estudo objetiva descrever e analisar a viabilidade do uso de aviões elétricos na instrução de voo. Isso foram exploradas questões financeiras, tecnológicas e ecológicas das aeronaves utilizadas no setor da aviação. Foram realizadas pesquisas em revistas especializadas, livros, sites e periódicos técnico-científicos para esclarecer esses pontos. Além disso foram aplicados questionários aos centros de instrução de aviação civil (CIACs) de Santa Catatina para compreender o atual cenário da instrução de voo no estado. Os dados obtidos foram analisados e apresentados através de gráficos e tabelas. Foi possível verificar que o avião elétrico é uma tecnologia viável que poderá reduzir custos na formação de pilotos e impactos dessa operação ao meio ambiente.


 


ABSTRACT


 


This paper aims to describe and analyze the feasibility of using the electric plane in flight instruction, Therefore it was explored, financial, technological, and ecological issues of the airplanes used in the aviation sector. They was researched in specialized magazines, books, websites, and technical-scientific periodicals to answer these questions. Also it questionnaires was sent to civil aviation instruction centres (CIACs) in Santa Catarina to understand the current scenario of flight training in the state. The obtained data were analyzed through graphs and tableaux. It made it possible to verify that an electric aircraft is a viable technology that can reduce the costs of training pilots and the impact of that operation on the environment.


 

Article Details

Como Citar
Lima, J. M. ., Henkes, J. A. ., & Giordani , L. E. P. . (2022). ESTUDO DE VIABILIDADE DO USO DE AVIÕES A PROPULSÃO ELÉTRICA NA FORMAÇÃO DE PILOTOS, E SEUS POSSÍVEIS IMPACTOS: FEASIBILITY STUDY OF THE USE OF ELECTRIC PROPULSION AIRPLANES IN PILOT TRAINING, AND ITS POSSIBLE IMPACTS. Revista Brasileira De Aviação Civil &Amp; Ciências Aeronáuticas, 2(2), 63–87. Recuperado de https://rbaccia.emnuvens.com.br/revista/article/view/100 (Original work published 30º de junho de 2022)
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Juan Moreira Lima, AEROTD

Acadêmico em Ciências Aeronáuticas (AeroTD, 2021). AeroTD. E-mail: juanmlima22@gmail.com

Jairo Afonso Henkes, AEROTD

Engenheiro Agrônomo, graduado pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - UDESC (1986). Especialista em Administração Rural pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (1996) e Mestre em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2006). Professor na AEROTD. https://orcid.org/0000-0002-3762-471X  E-mail: jairohenkes333@gmail.com

Lucas Elya Piana Giordani , AEROTD

Mestre em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada (ITA, 2019). Bacharel em Ciências Aeronáuticas (PUCRS, 2015), Piloto comercial de aeronaves com habilitações de Multi-motor e IFR. Professor da AeroTD. E-mail: lucase.giordani@gmail.com