MANUAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMA DE AQUISIÇÃO E ANÁLISE DE DADOS PARA EMPRESAS AÉREAS REGIDAS PELO RBAC 135 MANUAL FOR IMPLEMENTING A DATA ACQUISITION AND ANALYSIS PROGRAM FOR AIR COMPANIES GOVERNED BY RBAC 135
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Resumo
O Programa de Monitoramento de Dados de Voo, é uma das mais importantes ferramentas voltadas a garantia de Segurança Operacional no âmbito aeronáutico. No Brasil, sua aplicação é compulsória para empresas que operam aeronaves com peso máximo de decolagem acima de 27.000 Kg, desde janeiro de 2006, sendo de caráter voluntário para empresas que operam com frotas compostas por aeronaves mais leves. Apesar dos ganhos apresentados pela utilização do programa, serem de conhecimento de toda indústria aeronáutica, houve baixa aderência por parte dos operadores aeronáuticos de aeronaves de pequeno porte, devido ao alto custo envolvido em sua implementação. O desenvolvimento da tecnologia aeronáutica embarcada nas aeronaves, tornou a tecnologia de aquisição de dados de voo mais acessível, viabilizando o desenvolvimento de programas de monitoramento de dados para esses operadores. O objetivo dessa pesquisa, será desenvolver um manual, visando a implementação desse tipo de programa para operadores da aviação regional, incrementando os níveis de segurança de suas operações diárias, auxiliando também na diminuição dos custos voltados à manutenção das aeronaves. A pesquisa caracteriza-se por ser do tipo descritiva, de natureza aplicada e com abordagem qualitativa. O tipo da pesquisa é de natureza descritiva, visto que descreve os dados sem analisá-los comparativamente tendo fonte de informação bibliográfica, documental e coleta de dados por questionário. O resultado é apresentado ao final dessa pesquisa, e serve de modelo para implementação de um Programa de Monitoramento de Dados de Voo, conforme objetivo aqui proposto.
ABSTRACT
The Flight Data Monitoring Program is one of the most important tools aimed at ensuring Operational Safety in the aeronautical field. In Brazil, its application is mandatory for companies that operate aircraft with a maximum take-off weight above 27,000 kg, since January 2006, being voluntary for companies that operate with fleets composed of lighter aircraft. Despite the gains presented using the program, being known by the entire aeronautical industry, there was low adherence by aeronautical operators of small aircraft, due to the high cost involved in its implementation. The development of aeronautical technology embedded in aircraft has made flight data acquisition technology more accessible, enabling the development of data monitoring programs for these operators. The objective of this research will be to develop a manual, aiming at the implementation of this type of program for regional aviation operators, increasing the safety levels of their daily operations, also helping to reduce the costs related to aircraft maintenance. The research is characterized by being of the descriptive type, of an applied nature and with a qualitative approach. The research is descriptive, since it describes the data without analyzing them comparatively, having a source of bibliographic information and data collection by questionnaire. The result is presented attached at the end of this research and serves as a model for the implementation of a Flight Data Monitoring Program, according to the objective proposed here.
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