PROPOSTA DE INCLUSÃO DE CAPACITAÇÃO SOBRE COMPETÊNCIAS NÃO TÉCNICAS NO MANUAL DE INSTRUÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE INSTRUTORES DE VOO DO AEROCLUBE DE SANTA CATARINA PROPOSAL TO INCLUDE TRAINING ON NON-TECHNICAL SKILLS IN THE INSTRUCTION AND STANDARDIZATION MANUAL FOR FLIGHT INSTRUCTORS OF THE AEROCLUBE DE SANTA CATARINA
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Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar a relevância de uma proposta de atualização do Manual de Instrução e Padronização do Aeroclube de Santa Catarina, para que possa ser incluída a abordagem de habilidades não técnicas no processo de capacitação dos instrutores de voo egressos na escola. O foco é desenvolver um planejamento para que posteriormente a escola faça suas avaliações e adaptações com base nesse estudo, assim contribuindo para uma maior segurança de voo. Por meio da verificação de literatura e na metodologia acerca do trabalho, juntamente com a coleta das opiniões de diversos autores, foi elaborada uma justificativa teórica, para obter-se um embasamento dos temas do trabalho. Para fundamentar o presente estudo, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e a pesquisa exploratória, onde foram coletados os dados necessários para a realização do trabalho. A pesquisa foi de grande interesse tanto para os acadêmicos, quanto para a escola, na qual foi efetuada uma entrevista, por meio de um questionário, com os atuais instrutores de voo do Aeroclube de Santa Catarina. Devido a escola não possuir a abordagem de habilidades não técnicas no MIP, este trabalho visa fornecer uma base bibliográfica e metodológica para que tais elementos possam fazer parte da padronização do seu quadro de instrutores. Conclui-se, que o estudo, possibilitou aos acadêmicos, elaborar uma proposta de atualização do Manual de Instrução e Padronização da escola, incluindo a abordagem das habilidades não técnicas, com o intuito de melhorar os índices de segurança operacional e qualidade de ensino aeronáutico no ASC, além de ser uma fonte de consulta para outras escolas de ensino aeronáutico que necessitem incluir a abordagem de habilidades não técnicas na padronização de seus instrutores de voo.
ABSTRACT
This research aims to demonstrate the relevance of a proposal to update the Instruction and Standardization Manual of the Aeroclube de Santa Catarina, so that the approach of non-technical skills can be included in the training process of flight instructors who are hired by the school. The focus is to develop a plan so that the school will subsequently carry out its assessments and adaptations based on this study, thus contributing to greater flight safety. By checking the literature and methodology about the work, together with the collection of opinions from different authors, a theoretical justification was created to obtain a basis for the work's themes. To support the present study, bibliographical research and exploratory research were used, where the necessary data were collected to carry out the work. The research was of great interest both to academics and to the school, in which an interview was carried out, through a questionnaire, with the current flight instructors of the Aeroclube de Santa Catarina. Because the school does not have the approach of non-technical skills in the Instruction and Standardization Manual, this work aims to provide a bibliographic and methodological basis so that such elements can be part of the standardization of its instructors. It is concluded that the study allowed the academics to prepare a proposal for updating the school's Instruction and Standardization Manual, including the approach of non-technical skills, in order to improve the operational safety indexes and quality of aeronautical education at the Aeroclube de Santa Catarina, besides being a source of consultation for other aeronautical education schools that need to include the non-technical skills approach in the standardization of their flight instructors.
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