O PODER AEROESPACIAL, A AVIAÇÃO CIVIL, UM POUCO DE HISTÓRIA
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Resumo
Como já abordado, tudo que pudesse compor o Poder Aéreo em 1941, foi colocado sob a gestão de uma única estrutura administrativa do Estado Brasileiro, o Ministério da Aeronáutica, atual Comando da Aeronáutica. Isto possibilitou o compartilhamento de Bases Aéreas, do Sistema de Controle do Espaço Aéreo, da formação de pilotos, de gestores da Aviação Civil, militares na sua maioria, e de um fator estratégico vital para a consolidação do Poder Aeroespacial no Brasil.
Oportunizou-se avanços na Ciência e Tecnologia, fato que possibilitou a criação da EMBRAER, terceira maior fabricante de aviões do mundo e de um cluster de empresas ao redor do Centro Técnico Aeroespacial (CTA), atual DCTA, este grande desenvolvedor e disseminador de novas tecnologias, além da formação dos engenheiros pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica - ITA. Esta é a estratégia mais longeva e bem-sucedida do País.
Seu início data de 1945, com a criação do ITA. Sem ter como empregar os engenheiros formados pelo Instituto, foi criado o CTA e seus Institutos – Instituto de Aeronáutica e Espaço, Instituto de Estudos Avançados e Instituto de Fomento Industrial. Foi desenvolvido o túnel de vento, divisão de motores, materiais, certificação, formação de pilotos e engenheiros de ensaio em voo, entre muitas áreas necessárias para se ter uma indústria aeronáutica sustentável.
O Departamento de Aviação Civil investiu desde os primórdios na formação de pilotos civis por intermédios de Aeroclubes, apoiados e financiados pela Aeronáutica. Foram construídas pistas de pouso pelo interior do país para defesa dos interesses nacionais, formou-se representação nos fóruns e Instituições como a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) ou ICAO na sigla em Inglês, na regulação dos meios de transporte aéreo e na prevenção e investigação de acidentes aeronáuticos. Estas ações foram fundamentais não só para a segurança da Aviação Civil como para prover dados que são incorporados aos requisitos de certificação de novas aeronaves.
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