A INFLUÊNCIA DO VIÉS DA RETROSPECTIVA E DO JULGAMENTO CONTRAFACTUAL SOBRE OS RELATÓRIOS DE INVESTIGAÇÃO DE OCORRÊNCIAS AERONÁUTICAS THE INFLUENCE OF HINDSIGHT BIAS AND COUNTERFACTUAL JUDGMENT ON FINAL REPORTS OF AERONAUTICAL OCCURENCES
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Resumo
Este trabalho tem como objetivo principal analisar as armadilhas analíticas do viés da retrospectiva e do julgamento contrafactual presentes em relatórios finais de acidentes aeronáuticos. O trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa qualitativa aplicando-se a técnica metodológica de “casos múltiplos”, realizando um estudo de caso aplicado a três relatórios finais de três acidentes distintos, elaborados por três entidades distintas. Em um sistema tão complexo como é o da aviação - ainda mais quando é falado sobre acidentes aeronáuticos - é necessário que tanto os investigadores quanto os próprios órgãos de investigação estejam cientes das possíveis armadilhas que podem cair e que saibam como identificá-las, de forma que algo possa ser aprendido e aplicado no sistema, para que a segurança na operação aérea seja incrementada. Os resultados obtidos indicam que ao passar dos anos os métodos de investigação foram se aprimorando, porém, inúmeros relatórios já publicados anos atrás apresentam falhas críticas em seus textos no que tange às armadilhas analíticas, trazendo culpados e apontando erros, mas sem explicar o motivo destes. O trabalho apresentado pode servir como uma bibliografia para futuros investigadores terem base de como as armadilhas do viés da retrospectiva e do julgamento contrafactual influenciam no processo investigativo acerca de acidentes aeronáuticos.
ABSTRACT
The main goal of this study is to analyze the analytical traps of hindsight bias and counterfactual judgment present in final reports of aeronautical accidents. The work was developed through a qualitative research applying the methodological technique of "multiple cases", carrying out a case study applied to three final reports of three different accidents, prepared by three different entities in a space of time in about 20 years. In a system as complex as that of aviation - even more so when it is talked about aeronautical accidents - it is necessary that both investigators and the investigative bodies themselves are aware of the possible traps that may fall and how to identify them, so that something can be learned and applied in the system so that the safety in the air operation is increased. The results obtained indicate that over the years the investigation methods have been improving, however, numerous reports already published years ago present critical flaws in their texts regarding the analytical traps, bringing culprits and pointing out errors, but without explaining the reason for these. The study presented can serve as a bibliography for future investigators to base themselves on how the traps of hindsight bias and counterfactual judgment influence the investigative process about aeronautical accidents.
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