ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA A RECUPERAÇÃO DO BUSINESS TRAVELLER DAS COMPANHIAS AÉREAS PÓS-COVID 19 MARKETING STRATEGIES FOR THE RECOVERY OF AIRLINE BUSINESS TRAVELLER POST-COVID 19
Main Article Content
Resumo
RESUMO
No primeiro trimestre de 2020, foi declarada pela Organização Mundial da Saúde a ocorrência de uma pandemia denominada Covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2. A situação ocasionou a queda drástica das viagens aéreas, com vistas a retardar o contágio pelo vírus, trazendo inúmeros prejuízos para o transporte aéreo regular. Devido às restrições relacionadas ao alto nível de contágio do vírus e à decorrente dificuldade de locomoção pelo modal aéreo, surgiram as alternativas digitais para mitigar as dificuldades de encontros presenciais, comuns entre viajantes corporativos: as plataformas de videoconferência substituíram as reuniões presenciais e as viagens a negócios. Essa situação provocou um abalo na planilha de custos das empresas, visto que os viajantes a trabalho representavam grande parcela da receita das companhias aéreas. Assim, o objetivo desta pesquisa está em estabelecer, com apoio do marketing, estratégias com a finalidade de recuperar o business traveller e, por meio de análises do mercado, demonstrar a importância dessa parcela para a receita das empresas aéreas brasileiras e internacionais. Como metodologia, optou-se pela natureza básica e pela abordagem descritiva, baseada em procedimentos bibliográficos. Com base no estudo apresentado, foi possível identificar ferramentas, como: estudo do comportamento do consumidor, processo de decisão de compra, cross-selling, mapa da jornada do cliente e omnichannel, elementos estes que são capazes de entregar valor, satisfazer as necessidades e reconquistar esse público. Considerando o marketing uma ferramenta adequada para chamar a atenção e fidelizar o cliente, evidenciou-se sua importância e eficácia diante do impasse enfrentado pelas companhias aéreas em todo o mundo.
ABSTRACT
In the first quarter of 2020, a pandemic called Covid-19, caused by the SARS-CoV-2 virus, was declared by the World Health Organization. The situation has led to a drastic decrease in air travel, in order to slow the spread of the virus, causing numerous losses for regular air transport. Due to the restrictions related to the high level of contagiousness of the virus and the consequent difficulty of locomotion by the air modal, digital alternatives have emerged to mitigate the difficulties of face-to-face meetings, common among business travelers: videoconferencing platforms have replaced face-to-face meetings and business travel. This situation caused a shakeup in the companies' cost sheet, since business travelers used to represent a large portion of the airlines' revenues. Thus, the objective of this research is to establish, with marketing support, strategies aimed at recovering the business traveler and, through market analysis, demonstrate the importance of this portion for the revenue of Brazilian and international airlines. As methodology, a basic nature was chosen and a descriptive approach, based on bibliographic procedures. Based on the study presented, it was possible to identify tools, such as: consumer behavior study, buyer decision process, cross-selling, customer journey map and omnichannel, elements that are able to deliver value, meet the needs and win back this public. Considering marketing as an appropriate tool to attract attention and build customer loyalty, its importance and effectiveness were evident in the face of the impasse faced by airlines worldwide.
Article Details
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.