UM ESTUDO SOBRE O USO DE AERONAVES ELÉTRICAS E HÍBRIDAS NA AVIAÇÃO DE MÉDIO PORTE E SEUS IMPACTOS NO AMBIENTE A STUDY ON THE USE OF ELECTRIC AND HYBRID AIRCRAFT IN MID-SIZE AVIATION AND ITS IMPACTS ON THE ENVIRONMENT

Main Article Content

Natália de Melo Guimarães
Jairo Afonso Henkes

Resumo

O setor aéreo é um dos maiores emissores de gases de efeito estufa (GEE’s), responsável por 2,5% do total das emissões de CO2. Isso ocorre não somente devido aos elevados volumes de combustíveis fósseis empregados como força motriz das aeronaves, mas também devido aos materiais empregados na confecção das aeronaves, na sua maioria metais ou compósitos com matriz metálica. Neste trabalho, buscou-se fazer um estudo exploratório, de natureza descritiva e com busca sistemática na literatura, acerca da sustentabilidade na aviação. Os dados foram coletados por meio de buscas nas principais bases de dados para estudos acadêmicos: Periódicos CAPES, Google Acadêmico e na Scientific Electronic Library Online (SciELO). Os descritores utilizados foram: Aeronaves elétricas; Tecnologia híbrida; Sustentabilidade. A principal conclusão da busca é que está ocorrendo a substituição progressiva dos combustíveis fósseis pelos biocombustíveis. Verifica-se que pesquisas em diferentes países estão sendo realizadas para viabilizar a hibridização das aeronaves ou a sua propulsão total com motores elétricos, algo no momento viável apenas para curtas e médias distâncias, incluindo as viagens regionais. O fato de a maioria das viagens ocorrer nessa faixa já torna a hibridização economicamente possível. Percebe-se que a sustentabilidade se encontra em um nível avançado nas atividades relacionadas à voos, por meio de políticas de Net Zero nas empresas e nos aeroportos.


 


ABSTRACT


The airline industry is one of the largest greenhouse gases (GHG’s) emitter, responsible for 2,5% of total CO2 emissions. This occurs not Only due to the high fóssil fuels volumes used as the driving force of aircraft, but also due to the materials used in the aircraft manufacture, mostly metals or composites woth a metallic matrix. In this work, we sought to make na exploratory study, of a descriptive nature and with a systematic Search in the literature about sustainability in aviation. Data were collected through searches in the main databases for academic studies: CAPES Periodicals, Google Scholar and Scientific Eletronic Library Online (SciELO). The descriptors used were: Eletric aircraft; Hybrid technology; Sustainability. The research main conclusion is that the progressive replacement of fóssil fuels bt biofuels is taking place. It appears that research in diferente countries is being carried out to enable the aircraft hybridization or their total propulsion by eletric motors, something that is currently Only viable for short and médium distances, including regional trips. The fact that most travel takes place in this range already makes hybridization economically possible It can be seen that sustainability is at na advanced level in activities related to flights, through Net Zero Policies in companies na airports.


 

Article Details

Como Citar
Guimarães , N. de M. ., & Henkes , J. A. (2023). UM ESTUDO SOBRE O USO DE AERONAVES ELÉTRICAS E HÍBRIDAS NA AVIAÇÃO DE MÉDIO PORTE E SEUS IMPACTOS NO AMBIENTE: A STUDY ON THE USE OF ELECTRIC AND HYBRID AIRCRAFT IN MID-SIZE AVIATION AND ITS IMPACTS ON THE ENVIRONMENT. Revista Brasileira De Aviação Civil &Amp; Ciências Aeronáuticas, 3(1), 170–196. Recuperado de https://rbaccia.emnuvens.com.br/revista/article/view/124
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Natália de Melo Guimarães , AEROTD

 Graduanda em Ciências Aeronáuticas. AEROTD. E-mail: nataliamg09@hotmail.com

Jairo Afonso Henkes , AEROTD

Doutorando em Geografia (UMINHO, 2019).  Mestre em Agroecossistemas (UFSC, 2006). Especialista em Administração Rural (UNOESC, 1997).  Engenheiro Agrônomo (UDESC, 1986). Professor e Pesquisador nas Áreas de Gestão Ambiental, Ciências Aeronáuticas, Agronomia, Administração e Engenharia Ambiental. AEROTD. https://orcid.org/0000-0002-3762-471X  . E-mail: jairohenkes333@gmail.com