UMA ANÁLISE DO PROCESSO QUE ENVOLVE O ACIDENTE AIR FRANCE 447

Main Article Content

Silvio Monteiro Junior

Resumo

No dia 1º de junho de 2009, o voo AirFrance447 decolou do Rio de Janeiro para Paris com 228 pessoas a bordo, mas não chegou a seu destino. Os primeiros destroços foram localizados no terceiro dia de buscas e, durante a Operação de Busca e Salvamento que durou 26 dias, 51 corpos foram recuperados, juntamente com mais de 1.000 peças da aeronave.        A investigação do acidente, conduzida pelo escritório francês Bureau d’Enquêtes et d’Analyses (BEA) publicou seu relatório final apenas em 5 de julho de 2012, o qual trouxe à luz os fatores contribuintes para a ocorrência do acidente, além de 41 recomendações de segurança. Um dos pontos cruciais apontados foi o entupimento parcial e inconstante, simultaneamente, dos três “Tubos de Pitot”. A incoerência na apresentação das informações de velocidade indicada levou ao desacoplamento do piloto automático, obrigando os pilotos a voarem aquela aeronave, dentro de uma zona de convergência intertropical, a 35.000ft. Correções inadequadas e inoportunas, erros de julgamento e falta de consciência situacional contribuíram para que o avião viesse a se chocar com o mar, poucos minutos depois

Article Details

Como Citar
Monteiro Junior, S. . (2023). UMA ANÁLISE DO PROCESSO QUE ENVOLVE O ACIDENTE AIR FRANCE 447. Revista Brasileira De Aviação Civil &Amp; Ciências Aeronáuticas, 3(2), 1–6. Recuperado de https://rbaccia.emnuvens.com.br/revista/article/view/127
Seção
Editorial
Biografia do Autor

Silvio Monteiro Junior, SAR/COSPAS-SARSAT/ONU-OACI

Especialista em Busca e Salvamento (SAR). Coordenador de Operações SAR. Piloto da Academia da Força Aérea Brasileira. Piloto de Busca e Salvamento. Graduado em Ciências Aeronáuticas (AFA). Bacharel em Direito (UMS). Representante brasileiro no Programa COSPAS-SARSAT/ONU-OACI. E-mail: silviosar@gmail.com