ESTUDO DE VIABILIDADE DE MUDANÇA DE CATEGORIA DE AERONAVE: DE TPP (SERVIÇO AÉREO PRIVADO) PARA TPX (TRANSPORTE AÉREO NÃO REGULAR) EM OPERAÇÕES RBAC 135, VISANDO A MINIMIZAÇÃO DE CUSTOS OPERACIONAIS FEASIBILITY STUDY OF AIRCRAFT CHANGE CATEGORY: FROM TPP (PRIVATE AIR SERVICE) TO TPX (NON-REGULAR AIR TRANSPORT) IN RBAC 135 OPERATIONS, AIMING TO MINIMIZE OPERATING COSTS
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Resumo
Atualmente, mesmo com a crise econômica nacional afetando as atividades aéreas, existe uma tendência de crescimento da aviação civil. A necessidade de otimização do tempo e obtenção de lucro da aeronave quando ela está ociosa se tornam necessárias diante dos altos custos operacionais. Diante disso, o objetivo do presente estudo foi verificar a viabilidade de alteração do tipo de operação de aeronave de aeronave categoria TPP (Serviço Aéreo Privado) em aeronave de categoria TPX (Transporte Público não Regular). Para realizar a pesquisa, foi escolhida a aeronave Beechcraft King Air, modelo B200 e os custos analisados para viabilizar essa alteração serão divididos em fixos anuais, tais como: salários e treinamentos de tripulação, hangaragem, seguros, tarifas aeroportuárias e manutenção periódica; e variáveis, como o combustível. Foi dado enfase nos tramites burocráticos quanto a operacionalização da operação, onde detalha-se órgãos, manuais e estruturas necessárias. Como resultado foi apresentado viabilidade da operação TPP para PTX, onde na comparação de custos investidos, fixos e variáveis consegue-se obtenção de lucro.
ABSTRACT
Nowadays, with the national economic crisis affecting air activities, there is a tendency for civil aviation to grow. The need to optimize time and profit from the aircraft when it is idle becomes necessary in view of the high operating costs. Therefore, the objective of this study was to verify the changing feasibility of the type of aircraft operation from TPP category aircraft (Private Air Service) to TPX category aircraft (Non-Regular Public Transport). To carry out this research, the Beechcraft King Air aircraft model B200 was chosen, and the costs analyzed to make this change feasible will be divided into annual fixed costs, such as: salaries and crew training, hangarage, insurance, airport fees and periodic maintenance; and variables, such as fuel. Emphasis was given to the bureaucratic procedures regarding the operationalization of the operation, where agency, manuals and necessary structures are detailed. As a result, the feasibility of the TPP operation for PTX was presented, where in the comparison of invested, fixed and variable costs, it is possible to obtain a profit.
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