ESTUDO DE VIABILIDADE DE MUDANÇA DE CATEGORIA DE AERONAVE: DE TPP (SERVIÇO AÉREO PRIVADO) PARA TPX (TRANSPORTE AÉREO NÃO REGULAR) EM OPERAÇÕES RBAC 135, VISANDO A MINIMIZAÇÃO DE CUSTOS OPERACIONAIS FEASIBILITY STUDY OF AIRCRAFT CHANGE CATEGORY: FROM TPP (PRIVATE AIR SERVICE) TO TPX (NON-REGULAR AIR TRANSPORT) IN RBAC 135 OPERATIONS, AIMING TO MINIMIZE OPERATING COSTS

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Luiz Franco Júnior
Franklin Joe Santos Akutsu
José Mario Zago Gomes

Resumo

Atualmente, mesmo com a crise econômica nacional afetando as atividades aéreas, existe uma tendência de crescimento da aviação civil. A necessidade de otimização do tempo e obtenção de lucro da aeronave quando ela está ociosa se tornam necessárias diante dos altos custos operacionais. Diante disso, o objetivo do presente estudo foi verificar a viabilidade de alteração do tipo de operação de aeronave de aeronave categoria TPP (Serviço Aéreo Privado) em aeronave de categoria TPX (Transporte Público não Regular). Para realizar a pesquisa, foi escolhida a aeronave Beechcraft King Air, modelo B200 e os custos analisados para viabilizar essa alteração serão divididos em fixos anuais, tais como: salários e treinamentos de tripulação, hangaragem, seguros, tarifas aeroportuárias e manutenção periódica; e variáveis, como o combustível. Foi dado enfase nos tramites burocráticos quanto a operacionalização da operação, onde detalha-se órgãos, manuais e estruturas necessárias. Como resultado foi apresentado viabilidade da operação TPP para PTX, onde na comparação de custos investidos, fixos e variáveis consegue-se obtenção de lucro.


ABSTRACT


Nowadays, with the national economic crisis affecting air activities, there is a tendency for civil aviation to grow. The need to optimize time and profit from the aircraft when it is idle becomes necessary in view of the high operating costs. Therefore, the objective of this study was to verify the changing feasibility of the type of aircraft operation from TPP category aircraft (Private Air Service) to TPX category aircraft (Non-Regular Public Transport). To carry out this research, the Beechcraft King Air aircraft model B200 was chosen, and the costs analyzed to make this change feasible will be divided into annual fixed costs, such as: salaries and crew training, hangarage, insurance, airport fees and periodic maintenance; and variables, such as fuel. Emphasis was given to the bureaucratic procedures regarding the operationalization of the operation, where agency, manuals and necessary structures are detailed. As a result, the feasibility of the TPP operation for PTX was presented, where in the comparison of invested, fixed and variable costs, it is possible to obtain a profit.


 

Article Details

Como Citar
Franco Júnior, L., Akutsu, F. J. S. ., & Gomes, J. M. Z. . (2023). ESTUDO DE VIABILIDADE DE MUDANÇA DE CATEGORIA DE AERONAVE: DE TPP (SERVIÇO AÉREO PRIVADO) PARA TPX (TRANSPORTE AÉREO NÃO REGULAR) EM OPERAÇÕES RBAC 135, VISANDO A MINIMIZAÇÃO DE CUSTOS OPERACIONAIS: FEASIBILITY STUDY OF AIRCRAFT CHANGE CATEGORY: FROM TPP (PRIVATE AIR SERVICE) TO TPX (NON-REGULAR AIR TRANSPORT) IN RBAC 135 OPERATIONS, AIMING TO MINIMIZE OPERATING COSTS. Revista Brasileira De Aviação Civil &Amp; Ciências Aeronáuticas, 3(2), 69–95. Recuperado de https://rbaccia.emnuvens.com.br/revista/article/view/130
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Luiz Franco Júnior, CTUPositivo/ LATAM

Tecnólogo em Pilotagem de Profissional de Aeronaves (Centro Tecnológico Universidade Positivo – 2015). Piloto de Linha Aérea. Instrutor de Voo. E-mail: luizfranco.junior@hotmail.com     Tecnólogo em Pilotagem de aeronaves, pelo Centro tecnológico Positivo (2015). Instrutor de voo na Escola Paranaense de Aviação (EPA) (2016) em Operações de voo e Instrutor de voo Prático e teórico até meados de 2017. Em 2018 ingressou como copiloto na LATAM Airlines Brasil até 2020. Em 2021 até meados de 2022 exerceu o cargo de comandante de aeronaves de executivo - Curitiba. Piloto da LATAM Linhas Aéreas de 2022 até o presente momento.

Franklin Joe Santos Akutsu, Universidade Positivo / Venfy

Piloto Profissional de Aeronaves pela Universidade Positivo . E-mail : franklinjoesa@hotmail.com   Piloto comercial de aeronaves, formado em Pilotagem Profissional de Aeronaves pela Universidade Positivo. Atualmente, é Founder & CEO da Venfy, um aplicativo de catálogo digital para vendedores do varejo e atacado.

José Mario Zago Gomes, Universidade Positivo / Estácio

Tecnólogo em Pilotagem Profissional de Aeronaves (Centro Tecnológico Universidade Positivo-2015). Pós graduado em Gestão de Manutenção de Aeronaves (Estácio-2018). Piloto Comercial. PLA Teórico. Instrutor de Voo de Avião. E-mail: jmzagomes@gmail.com   Piloto Profissional de Aeronaves em 2013-2015 no Centro Tecnológico Universidade Positivo, formação prática na Escola Paranaense de Aviação - EPA Flight Academy. Concluiu sua formação em 2015. Em 2017, habilitou-se como Instrutor de Voo de Avião e iniciou pós graduação em Gestão de Manutenção em Aeronaves, concluindo seus estudos em 2018.