O CRM E AS OPERAÇÕES EM SOLO CRM AND GROUND OPERATIONS
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Resumo
Com o crescimento acelerado da aviação civil, a preocupação com a segurança do setor está em constante discussão, uma vez que muitas variáveis estão envolvidas no transporte aéreo. Porém, o fator humano se destaca entre elas como o fator contribuinte principal dos acidentes e incidentes aeronáuticos. Algumas ferramentas são utilizadas para mitigar os perigos existentes e aumentar o nível de segurança das operações na aviação a exemplo do Corporate Resource Management (CRM) que é considerado um dos mais importantes recursos de segurança pelos profissionais da aviação. Assim, esta pesquisa descreve a ferramenta CRM aplicada ao exercício do cargo de agentes de aeroporto, visto que estes profissionais estão presentes durante vários procedimentos da aeronave em solo, influenciando de maneira positiva ou negativa na segurança operacional. Buscou-se analisar a percepção destes profissionais em relação à importância do treinamento de CRM para suas atividades e como isto pode interferir na segurança operacional. Para isso, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental além do estudo de caso. Como amostra de pesquisa foram selecionados agentes de aeroporto de uma empresa X do Aeroporto Internacional Hercílio Luz. O resultado desta pesquisa mostra que a percepção dos agentes de aeroporto em relação à importância do treinamento de CRM é relevante e que pode interferir diretamente na segurança operacional. Constatou-se também a necessidade de um treinamento de CRM mais específico e aplicado para estes profissionais bem como de implementar com maior frequência a realização dos treinamentos.
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