AERONAVES EVTOL COMO UM NOVO CONCEITO DE AVIAÇÃO NO BRASIL: DESAFIOS, IMPLEMENTAÇÃO E PERSPECTIVAS EVTOL AIRCRAFT AS A NEW AVIATION CONCEPT IN BRAZIL: CHALLENGES, IMPLEMENTATION AND PERSPECTIVES
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Resumo
As aeronaves elétricas que decolam e pousam verticalmente (eVTOL) surgem como um reforço inovador na busca de soluções para o tráfego urbano das grandes cidades, e para a sustentabilidade ambiental, estando inseridas no conceito da Mobilidade Aérea Urbana (UAM). Diante do potencial brasileiro para integração dessas aeronaves, este estudo tem como objetivo discutir o andamento da implementação de eVTOL no Brasil. A metodologia adotada na pesquisa foi de natureza básica, abordagem qualitativa, procedimentos documental e bibliográfico, compostos por fontes científicas e de órgãos oficiais. Os resultados apontam para a possibilidade de empresas aéreas brasileiras incorporarem aeronaves eVTOL à sua malha, a exemplo da Azul e da Gol. Além disso, constatou-se que a indústria nacional também está em processo de desenvolvimento dessas aeronaves, a partir da subsidiária da subsidiária da Embraer, Eve Air Mobility. Todavia, a utilização dos eVTOLs depende, entre outros fatores, de infraestrutura apropriada e normatização atualizada, temas ainda incipientes no cenário nacional. Por outro lado, os resultados indicam possíveis ações mitigadoras para contornar estes desafios, sobressaindo-se as discussões entre entidades do setor e estudiosos da área acerca de uma concepção regulatória voltada à UAM. Concluiu-se que o Brasil está em posição afortunada no cenário da indústria de Mobilidade Aérea Avançada (AAM), considerando o desenvolvimento local de tecnologias direcionadas ao setor e a expectativa de aquisição pela iniciativa privada, além do papel estratégico e da parceria com os principais órgãos regulatórios do país quanto ao assunto.
ABSTRACT
Electric Vertical Takeoff and Landing (eVTOL) aircraft are emerging as an innovative addition to the search for solutions to urban traffic in major cities and environmental sustainability, being part of the concept of Urban Air Mobility (UAM). Given Brazilian potential for integrating these aircraft, this study aims to discuss the progress of eVTOL implementation in Brazil. The research methodology employed was a basic research, with a qualitative approach and documentary and bibliographic procedures, relying on scientific sources and official entities. The results indicate the possibility of Brazilian airlines incorporating eVTOL aircraft into their operations, such as Azul and Gol. Furthermore, it was found that the domestic industry is also in the process of developing these aircraft through a partnership between Embraer and Eve Air Mobility. However, the utilization of eVTOLs depends, among other factors, on appropriate infrastructure and updated regulations, which are still in their early stages in the national scenario. On the other hand, the results indicate possible mitigating actions to overcome these challenges, highlighting discussions among sector entities and scholars regarding a regulatory framework focused on UAM. It was concluded that Brazil holds a fortunate position in the Advanced Air Mobility (AAM) industry, considering the local development of sector specific technologies and the expectation of private sector acquisition, as well as the strategic role and partnership with the country's main regulatory agencies in this regard.
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