UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE MICROGERAÇÃO DE ENERGIA PIEZOELÉTRICA EM SÍTIO AEROPORTUÁRIO A PRELIMINARY STUDY ON PIEZOELECTRIC POWER MICROGENERATION AT AN AIRPORT SITE
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Resumo
Este artigo traz como principal objetivo mostrar a viabilidade da cogeração de energia a partir de cristais piezoelétricos e seu uso dentro de aeroportos internacionais. Foram escolhidas formas de aplicações tais como pavimento, trilho ferroviário, pneus e placas instaladas no piso onde o movimento de passageiros e veículos dentro ou fora do aeroporto gere energia elétrica. Tem-se também informações de aeroportos com iniciativa sustentável como BH Airport e Salvador Airport e como a piezoeletricidade pode ajudar na questão sustentável e redução de consumo energético. Para alcançar o seu propósito, foi necessário realizar uma pesquisa bibliográfica, descritiva e documental e para cumprir o objetivo, uma análise descritiva. Como resultado, percebeu-se que há algumas maneiras de possíveis aplicações, como por exemplo no piso de pavimento, trilho de trem, roldana de esteiras, pneus dos veículos do pátio e escada rolante. Há alguns problemas nas informações obtidas, deixando claro a necessidade de maiores pesquisas para aplicações futuras e observou-se que com os dados obtidos é necessário um maior investimento na descoberta de materiais mais resistentes com uma vida útil maior.
This article main objective is to show the feasibility of cogeneration of energy from piezoelectric crystals and its use within international airports. Application forms were chosen such as pavement, railway tracks, tires and plates installed on the floor where the movement of passengers and vehicles inside or outside the airport generates electrical energy. There is also information on airports with a sustainable initiative such as BH Airport and Salvador Airport and how piezoelectricity can help with sustainable issues and reducing energy consumption. To achieve its purpose, it was necessary to carry out bibliographic, descriptive and documentary research and to fulfill the objective, a descriptive analysis. As a result, it was realized that there are some possible applications, such as pavement, train tracks, track pulleys, yard vehicle tires and escalators. There are some problems in the information obtained, making clear the need for further research for future applications and it was observed that with the data obtained, greater investment is needed in the discovery of more resistant materials with a longer useful life.
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