CIÊNCIAS AERONÁUTICAS E OS ESTUDOS SOBRE A AVIAÇÃO CIVIL NO BRASIL
Main Article Content
Resumo
As ciências aeronáuticas e os estudos sobre a aviação no Brasil têm evoluído muito. Esta edição inicia abordando a acessibilidade no atendimento e assistência aos passageiros surdos nos aeroportos brasileiros é vital para a inclusão no transporte aéreo, sendo, portanto, necessária uma compreensão da realidade desse suporte à luz da legislação e das práticas empresariais do setor. Todos os trabalhos nesta edição publicados refletem o protagonismo brasileiro em voar e estudar sobre navegação aérea. Embora por vezes o reconhecimento internacional não seja tão presente, o Brasil tem um belo desempenho na linha de produção de aeronaves e componentes e na formação de pilotos e profissionais da aviação civil com bons avanços técnicos e tecnológicos.
O aperfeiçoamento de profissionais, equipamentos e estruturas produtivas são fundamentais para se manter os níveis de qualidade produzidos e ou demandados por um mercado extremamente competitivo e exigente, como o da aviação civil. Neste viés entram os Cursos técnicos, Cursos Superiores e Programas de Pós-graduação, que se ampliam no território brasileiro, para atender a demanda por profissionais com alta qualificação e criatividade.
Esta publicação oferece um o canal de relacionamento com o setor, com universidades, estudantes, pesquisadores, governos e instituições. Nesta edição fornece dados e indicadores que podem servir como subsídios para a tomada de decisão e desenvolvimento de novos propósitos nas empresas que operam neste segmento, gerando oportunidades comerciais entre as empresas, e pesquisadores estimulando novas práticas e ações estratégicas, com estudos que qualificam organizações, profissionais e empresas.
Este é o propósito deste periódico e de seus autores, desenvolver estudos e iniciativas que atendam às necessidades do mercado e a demanda internacional de qualidade, desta forma com este editorial apresentamos a Edição v.3, n.5 (2023) da RBAC&CiA.
Article Details
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.