A COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DE CONHECIMENTO ENTRE OS AGENTES ENVOLVIDOS EM UMA OCORRÊNCIA AERONÁUTICA COMMUNICATION AS A KNOWLEDGE MANAGEMENT TOOL AMONG AGENTS INVOLVED IN AN AERONAUTICAL ACCODENTS
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Resumo
Este artigo é derivado de uma pesquisa de mestrado. O objetivo foi analisar se a reunião de coordenação conduzida pelo representante do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER) foi uma ferramenta de comunicação das legislações aos agentes locais para atendimento a uma ocorrência aeronáutica no ano de 2021. Essas reuniões realizadas na área de jurisdição do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII) representaram uma ferramenta de comunicação das legislações aeronáuticas aos agentes locais. Nelas foram apresentadas as normas que regem a investigação de acidentes aeronáuticos no Brasil, além de experiências passadas. A coleta de dados foi realizada por meio dos formulários de “ficha crítica” das reuniões, utilizados pelo SERIPA VII, no ano de 2021. Esses formulários objetivavam coletar a percepção dos participantes da reunião sobre as informações passadas acerca das suas atribuições e das necessidades de atuações coordenadas, as quais constam nas legislações vigentes. Não obstante, a comunicação desempenha um papel fundamental como ferramenta de gestão do conhecimento em qualquer organização, permitindo a troca de informações, ideias, experiências e conhecimentos entre os membros de equipes, promovendo a colaboração e o compartilhamento de conhecimento de forma eficaz. Os resultados apresentados neste artigo formam obtidos através da metodologia estatística por análise quantitativa, utilizando as técnicas de investigação documental e bibliográfica. O resultado deste estudo apresenta a importância e a contribuição da comunicação como ferramenta de disseminação de informações, que geram conhecimento aos agentes, os quais têm atribuições em ação inicial e, consequentemente, para com as organizações a qual pertencem.
ABSTRACT
This article is derived from a master's research. The objective was to analyze whether the coordination meeting conducted by the representative of the Aeronautical Accident Investigation and Prevention System (SIPAER) was a tool for communicating legislation to local agents to respond to an aeronautical accident in 2021. These meetings held in the area under the jurisdiction of the Seventh Regional Service for the Investigation and Prevention of Aeronautical Accidents (SERIPA VII) represented a tool for communicating aeronautical legislation to local agents. The meetings presented the rules governing the investigation of aeronautical accidents in Brazil, as well as past experiences. Data collection was carried out using the “critical form” forms of the meetings, used by SERIPA VII, in the year 2021. These forms aimed to collect the perception of the meeting participants about the information provided about their duties and the needs of coordinated actions, which are contained in current legislation. Nevertheless, communication plays a fundamental role as a knowledge management tool in any organization, allowing the exchange of information, ideas, experiences and knowledge between team members, promoting collaboration and knowledge sharing effectively. The results presented in this article were obtained through statistical methodology through quantitative analysis, using documentary and bibliographic research techniques. The result of this study presents the importance and contribution of communication as a tool for disseminating information, which generates knowledge for agents, who have responsibilities in crash site and, consequently, towards the organizations to which they belong.
Keywords: Communication; Knowledge Management; Aircraft Accidents; Coordination.
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