DIFICULDADES COM A IMPLANTAÇÃO DO SRM NA AVIAÇÃO EXECUTIVA E O POTENCIAL PARA UMA PADRONIZAÇÃO NOS NÍVEIS DE SEGURANÇA OPERACIONAIS ADEQUADOS DIFFICULTIES WITH IMPLEMENTING SRM IN EXECUTIVE AVIATION AND THE POTENTIAL FOR STANDARDIZATION IN ADEQUATE OPERATIONAL SAFETY LEVELS

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Kaê Felipe de Frazão Tibúrcio
Raul Francé Monteiro

Resumo

O tema desta pesquisa trata das dificuldades com a implantação do Single-Pilot Resource Management (sRM) na aviação executiva e o potencial para uma padronização nos níveis de segurança operacionais adequados. Para que o projeto se configure adequadamente será necessário que se defina quais os principais fatores que confirmam o grau de segurança para uma operação single-pilot. O trabalho teve como objetivo geral compreender a operação de um piloto único na aviação executiva. O estudo se justifica, pois, a tecnologia convive com um processo dinâmico e acelerado da aviação, exigindo que os pilotos enquanto operadores da máquina voadora sejam mantidos em níveis compatíveis ao que se espera de cenários seguros para a atividade, em outras palavras, a evolução da tecnologia embarcada exige a composição da tripulação técnica compatível para os modernos cockpits. A metodologia adotada foi de caráter exploratório de cunho qualitativo, a partir de uma pesquisa bibliográfica em diversas fontes on line. Os resultados mostram que, existem várias razões convincentes para os operadores da aviação executiva considerarem operações com um único piloto, incluindo diminuição dos custos, lidar com a escassez de pilotos e o avanço da automação com a Inteligência Artificial (IA). Para explorar adequadamente este conceito, são apresentadas diferentes visões da indústria da aviação sobre operações single-pilot, desafios associados a operações de piloto único, além de conclusões e recomendações.


ABSTRACT


 


The theme of this research deals with the difficulties in implementing SRM (Safety Risk Management) in executive aviation and the potential for standardization in adequate levels of operational safety. To properly shape the project, it will be necessary to define the key factors that confirm the level of safety for a single-pilot operation. The overarching goal of this work is to comprehend the operation of a lone pilot in executive aviation. The study is justified because technology coexists within a dynamic and fast-paced process, demanding that pilots, as operators of flying machines, maintain levels compatible with what is expected for safe activity scenarios. In other words, the evolution of embedded technology requires a compatible technical crew composition for modern cockpits. The methodology adopted was exploratory and qualitative in nature, based on a bibliographical research from various online sources such as scientific articles. The results demonstrate that there are several compelling reasons for operators in executive aviation to consider single-pilot operations, including cost reduction, addressing pilot shortages, and advancements in embedded automation and artificial intelligence. To adequately explore this concept, different industry views on single-pilot operations, challenges associated with single-pilot operations, as well as conclusions and recommendations, are presented.


 


Keywords: Executive aviation; Single-pilot operation; Aviation industry; Implementation


 

Article Details

Como Citar
Tibúrcio, K. F. de F., & Monteiro, R. F. . (2023). DIFICULDADES COM A IMPLANTAÇÃO DO SRM NA AVIAÇÃO EXECUTIVA E O POTENCIAL PARA UMA PADRONIZAÇÃO NOS NÍVEIS DE SEGURANÇA OPERACIONAIS ADEQUADOS: DIFFICULTIES WITH IMPLEMENTING SRM IN EXECUTIVE AVIATION AND THE POTENTIAL FOR STANDARDIZATION IN ADEQUATE OPERATIONAL SAFETY LEVELS . Revista Brasileira De Aviação Civil &Amp; Ciências Aeronáuticas, 3(5), 154–177. Recuperado de https://rbaccia.emnuvens.com.br/revista/article/view/196
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Kaê Felipe de Frazão Tibúrcio, PUC/GO

Acadêmico de Ciências Aeronáuticas. PUC-GO. E-mail: kaefelipeft@gmail.com

Raul Francé Monteiro, PUC/GO

Mestre em Psicologia e Especialista em Docência Universitária pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professor da Escola Politécnica e de Artes da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Piloto de Linha Aérea - Avião, EC - PREV pelo CENIPA e credenciado SGSO pela ANAC. PUC-GO. E-mail: cmterfrance@hotmail.com