O VOO À VELA COMO FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS SAILPLANING AS A TOOL IN THE DEVELOPMENT OF COGNITIVE SKILLS

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Otavio Augusto Costa Lara
Raul Francé Monteiro

Resumo

Em busca de encontrar treinamentos para otimizar as respostas dos pilotos de avião em soluções desafiadoras e aperfeiçoar suas capacidades, as habilidades cognitivas se destacam pela possibilidade de serem treinadas para um melhor desempenho no gerenciamento das cabines de comando. Assim, as competências trabalhadas em voo são: a atenção, a consciência situacional e a tomada de decisão. Atribuídas de formas diferentes no voo à vela, essas habilidades estão em constante manutenção, exigindo respostas rápidas e precisas do aviador para se manter no ar e adaptar-se as condições ambientais. Visto que os planadores não possuem grupo motopropulsor, dependem de correntes térmicas ascendentes e técnicas refinadas para o manuseio da aeronave. Nesse sentido, se encontra o objetivo desta pesquisa: assimilar as habilidades cognitivas estudadas, com foco na operação do piloto de planador. Para isso, foi utilizada metodologia exploratória, de natureza básica e abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e documental. Evidenciou-se que o piloto de planador, por ter o tempo reduzido em voo, realiza sua decolagem, manobra e voo, com uma grande carga de trabalho mental, necessitando de alta consciência situacional para julgar sua velocidade, distância e altura em relação ao seu alvo. Para isso, conhecimentos para localizar correntes térmicas e realizar uma aproximação para pouso sem comprometer a segurança são ressaltados, visto que não se tem uma forma de gerar empuxo próprio, além do alcance para a pista ser restringido. Logo, a atenção nesse processo é importante, pois seleciona as informações relevantes para o julgamento da razão de planeio e das condições de vento. Como resultado, destaca-se a capacidade de sustentar a atenção em um ponto fixo por maior tempo, de ter um equilíbrio vestibular mais elevado para as rotações de corpo e da aeronave, e de manter a estabilidade de imagem no sistema visual, enquanto o corpo sofre com manobras em curvas.


 


ABSTRACT


 


In search of optimizing pilots' responses to challenging situations and enhancing their capabilities, cognitive skills stand out as trainable factors for improved performance in cockpit management. Attention, situational awareness, and decision-making are key competencies honed during flight training. In glider flying, these skills are continuously maintained, requiring rapid and precise responses from the pilot to remain airborne and adapt to environmental conditions. Gliders, lacking an engine, rely on upward thermal currents and refined techniques for aircraft handling. Hence, the aim of this research is to assimilate and apply the studied cognitive skills specifically to glider pilot operation. An exploratory methodology, basic in nature, with a qualitative approach, utilizing bibliographic and documentary research, was employed. It was evident that glider pilots, due to limited time in flight, handle takeoff, maneuvering, and flight with significant mental workload, necessitating heightened situational awareness to judge speed, distance, and altitude in relation to their target. Skills in locating thermal currents and executing a safe landing approach without engine propulsion are crucial, given the limited reach of gliders to the landing strip. Therefore, attention in this process is crucial as it filters relevant information for glide ratio assessment and wind conditions. Consequently, the ability to sustain focus on a fixed point for extended periods, maintain higher vestibular balance during body and aircraft rotations, and uphold visual stability while experiencing maneuvers in turns are highlighted as outcomes.


Keywords: Situation Awareness; Cognitive Skills; Glider; Sailing Flight.

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Como Citar
Lara, O. A. C. ., & Monteiro, R. F. . (2024). O VOO À VELA COMO FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS: SAILPLANING AS A TOOL IN THE DEVELOPMENT OF COGNITIVE SKILLS. Revista Brasileira De Aviação Civil &Amp; Ciências Aeronáuticas, 3(5), 231–253. Recuperado de https://rbaccia.emnuvens.com.br/revista/article/view/199 (Original work published 29º de dezembro de 2023)
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Otavio Augusto Costa Lara, PUC/GO

Bacharel em Ciências Aeronáuticas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO); Bolsista BIC/CNPq no projeto de iniciação científica de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Gestão de Processos na Aviação Civil. E-mail: otavio.costagugu@gmail.com

Raul Francé Monteiro, PUC/GO

Mestre em Psicologia e Especialista em Docência Universitária pela Universidade Católica de Goiás. Professor da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Piloto de Linha Aérea – Avião, EC-PREV pelo CENIPA e credenciado SGSO pela ANAC. Endereço eletrônico: cmterfrance@hotmail.com