ADAPTAÇÃO DO CBTA (COMPETENCY-BASED TRAINING AND ASSESSMENT) SOBRE O TREINAMENTO EM SIMULADORES DE MCC/LOFT DO CURSO DE CIÊNCIAS AERONÁUTICAS DA PUCRS THE ADAPTATION OF CBTA (COMPETENCY-BASED TRAINING AND ASSESSMENT) FOR MCC/LOFT SIMULATOR TRAINING IN THE AERONAUTICAL SCIENCES PROGRAM AT PUCRS
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Resumo
Focado não apenas na conclusão de tarefas, mas no desenvolvimento de competências essenciais para garantir voos seguros e eficientes, o Competency-Based Training and Assessment é um dos mais novos métodos no âmbito do treinamento de voo. Este estudo propõe a adaptação dos benefícios do CBTA em simuladores de voo, no treinamento Multi Crew Cooperation/LOFT realizado pelo Curso de Ciências Aeronáuticas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Para isso, a abordagem metodológica empregada no estudo foi de base qualitativa e de natureza exploratória, utilizando um delineamento de pesquisa bibliográfica/documental, referências teóricas analisadas em artigos científicos, livros e manuais que regem o treinamento do CBTA e o que é feito pela PUCRS. Percebendo a relação do CBTA junto aos conceitos MCC/LOFT, este estudo contribui trabalhando com a importância de competências não-técnicas em voo. Como resultado da pesquisa, conclui-se que o método tradicional, utilizado atualmente no MCC/LOFT da PUCRS, possui limitações na hora de mensurar a performance do piloto em operações normais, principalmente quando se trata de habilidades não-técnicas. Já o CBTA se mostra eficaz pois permite, que os alunos atinjam o seu mais alto nível de capacidade operacional, garantindo o desenvolvimento contínuo de competências essenciais ao voo seguro. Possibilitando uma avaliação de competências, ao final deste estudo foi proposta uma ficha de avaliação por competências, que pode ser utilizada em diversos treinamentos, como o MCC/LOFT da PUCRS.
ABSTRACT
Focused not only on task-based training but on the development of essential competencies to ensure safe and efficient flights, Competency-Based Training and Assessment (CBTA) is one of the newest methods in the field of flight training. This study proposes the adaptation of CBTA benefits to flight simulators, specifically in the Multi Crew Cooperation/LOFT training conducted by the Aeronautical Sciences program at PUCRS. The methodological approach employed in the study was qualitative and exploratory, using a bibliographic/documentary research design, based on theoretical references analysed in scientific articles, books, and manuals that are used in CBTA and what is applied for PUCRS. Recognizing the relationship between CBTA and MCC/LOFT concepts, this study contributes emphasizing the importance of non-technical competencies in flight. As a result of the research, it is concluded that the traditional method currently used in PUCRS' MCC/LOFT has limitations in measuring pilot performance in normal operations, especially concerning non-technical skills. On the other hand, CBTA proves effective as it allows students to reach their highest level of operational capability, ensuring continuous learning and development of essential flight competencies. Enabling a precise assessment of competencies, a competency-based evaluation form was proposed at the end of this study, which can be used in various training programs, including PUCRS' MCC/LOFT.
Keywords: competency-based training and assessment; CBTA; MCC; LOFT; non-tech skills.
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