AVANÇOS TECNOLÓGICOS NAS CIÊNCIAS AERONÁUTICAS

Main Article Content

Marcelo Honorato

Resumo

Os avanços tecnológicos introduzidos pelas ciências aeronáuticas possibilitaram um forte salto operacional para a aviação civil. Voos intercontinentais com longas etapas, maior alcance com menor consumo de combustíveis e, ainda, maior capacidade de transporte de cargas e passageiros são algumas dessas conquistas para o modal aéreo.


Em paralelo às novas tecnologias aeronáuticas, as ciências espaciais também contribuíram sobremaneira para a incorporação de inovações para a aviação, como a precisa navegação satelital, a evolução de propulsores e a automação da operação de sistemas complexos, hoje uma realidade nas cabines de comando das novas aeronaves e helicópteros comerciais.


No entanto, os desafios aeronáuticos e espaciais do século XXI não se limitam a promover maior eficiência operacional ao transporte aéreo, considerando o sistema multiportas que interage com esse modal, o que tem exigido uma plena integração entre todos os interesses da sociedade.

Article Details

Como Citar
Honorato, M. (2024). AVANÇOS TECNOLÓGICOS NAS CIÊNCIAS AERONÁUTICAS. Revista Brasileira De Aviação Civil &Amp; Ciências Aeronáuticas, 4(1), 1–3. Recuperado de https://rbaccia.emnuvens.com.br/revista/article/view/216
Seção
Editorial
Biografia do Autor

Marcelo Honorato, TRF/AJUFE

 Mestre em Direito com distinção Summa Cum Laude (Ambra University, 2023), Especialista em Direito Processual (UNAMA, 2008), Direito Constitucional (UNISUL, 2010) e Direito do Estado (UNIDERP, 2011) e possui graduação em Direito (UFPA, 2004) e Ciências Aeronáuticas (AFA, 1994). Foi Oficial Aviador da Força Aérea Brasileira entre 1988 e 2010, onde atuou como Piloto Militar e Investigador de Acidentes Aeronáuticos. Juiz Federal desde 2010 - Justiça Federal do Pará e Coordenador da Comissão de Direito Aeronáutico da Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE). Tem diversas obras doutrinárias publicadas, em especial, na área de Direito Aeronáutico, com destaque para “Crimes Aeronáuticos”, na 5ª Edição (2025). E-mail: crimesaeronauticos@gmail.com