ESTUDO DA CONFIABILIDADE METROLÓGICA NA MEDIÇÃO DA ESPESSURA DAS ASAS DE AERONAVES POR ULTRASSOM STUDY OF METROLOGICAL RELIABILITY IN MEASUREMENT OF THE THICKNESS OF AIRCRAFT WINGS BY ULTRASOUND
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Resumo
RESUMO
Quando um ponto de corrosão é encontrado na asa de uma aeronave, um procedimento de remoção deve ser imediatamente realizado para mantê-la em condições seguras. Um desbaste em uma peça para remoção de corrosão significa que a peça necessitará ser avaliada antes de ser liberada devido à redução de sua espessura. As etapas que envolvem a verificação da espessura remanescente de uma peça através do teste por ultrassom e a análise dos resultados obtidos requerem extremo cuidado, pois, podem conter diversos erros oriundos de incertezas não estimadas, a falta de um controle sistemático do aparelho de ultrassom no tocante à sua calibração e estabelecimento de um intervalo de calibração não realístico, o não estabelecimento de uma zona de conformidade, tudo isto acarretando em uma tomada de decisão equivocada, comprometendo, portanto, a qualidade do resultado de medição da espessura. Dentro deste contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar um estudo experimental relacionado ao controle da espessura da asa de uma aeronave no tocante ao controle metrológico adotado nas medições realizadas durante um mês e apresentar uma metodologia de controle metrológico para este segmento.
ABSTRACT
When a spot of corrosion is found on an aircraft wing, a removal procedure must be immediately carried out to keep the wing in a safe condition. Grinding a part to remove corrosion means that the part will need to be evaluated before being released due to the reduction in thickness. The steps that involve checking the remaining thickness of a part through ultrasound testing and analyzing the results obtained require extreme care, as they may contain several errors arising from unestimated uncertainties, the lack of systematic control of the ultrasound device in the regarding its calibration and establishment of an unrealistic calibration interval, the failure to establish a compliance zone, all of this resulting in mistaken decision-making, therefore compromising the quality of the thickness measurement result. Within this context, the objective of this work is to present an experimental study related to the control of the thickness of an aircraft's wing in relation to the metrological control adopted in measurements carried out over a month and to present a metrological control methodology for this segment.
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