SUSTENTABILIDADE NO SETOR AÉREO BRASILEIRO SUSTAINABILITY IN THE BRAZILIAN AIRLINE SECTOR
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Resumo
A aviação exerce um importante papel nas relações sociais, econômicas e políticas dentro de um país, portanto, é crucial que esteja atenta às demandas do mercado e à importância do desenvolvimento sustentável. Nessa perspectiva, estabelecer metodologias que sejam capazes de atingir as metas nacionais e globais que envolvem este ramo não só diz respeito à cooperação para com a sociedade e o meio em que ela está inserida, mas também ao desenvolvimento do setor aéreo brasileiro. Neste trabalho, buscou-se realizar um estudo exploratório, com base nas principais fontes de dados para pesquisas acadêmicas, a respeito das alternativas que mais se destacam dentro da perspectiva brasileira. A principal conclusão da busca, diz respeito à utilização de biocombustíveis e a aplicação de motores híbridos elétricos em voos de longas distâncias, isso porque seus estágios de desenvolvimento se encontram avançados, reflexo tanto do progresso de pesquisas na área, quanto de uma visível inclinação que envolve características naturais nacionais. Ao longo do processo de construção da pesquisa, verificou-se a importância de dar continuidade aos estudos, uma vez que promove o amadurecimento das ideias inicialmente propostas. Dessa forma, a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) devem continuar promovendo projetos para garantir a efetivação das metas sustentáveis propostas pela ONU, Airbus e OACI, as quais têm como objetivo reduzir os impactos ambientais causados pela aviação brasileira desde a construção da aeronave até o momento em que sobrevoa os céus do mundo todo.
ABSTRACT
Aviation plays an important role in social, economic and political relations within a country, therefore, it is crucial that it is attentive to market demands and the importance of sustainable development. From this perspective, establishing methodologies that are capable of achieving national and global goals involving this sector not only concerns cooperation for society and the environment in which it operates, but also the development of the Brazilian airline sector. In this work, we sought to carry out an exploratory study, based on the main sources of data for academic research, regarding the alternatives that stand out most from the Brazilian perspective. The main conclusion of the search concerns the use of biofuels and the application of electric hybrid engines in long-distance flights, this is because their development stages are advanced, a reflection of both the progress of research in the area and a visible inclination that involves national natural features. Throughout the research construction process, the importance of continuing the studies was verified, as it promotes the maturation of the initially proposed ideas. Therefore, the International Civil Aviation Organization (ICAO), the Brazilian Association of Airlines (ABEAR) and the National Civil Aviation Agency (ANAC) must continue promoting projects to ensure the achievement of the sustainable goals proposed by the UN, Airbus and ICAO, which aims to reduce the environmental impacts caused by Brazilian aviation from the construction of the aircraft until the moment it flies over the skies around the world.
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