O ENSINO SUPERIOR E A PESQUISA VOLTADOS À AVIAÇÃO CIVIL BRASILEIRA: UM OLHAR SOBRE SUA EVOLUÇÃO E CONTRIBUIÇÕES

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Tammyse Araújo da Silva

Resumo

 


Em 2024, o ensino superior voltado à aviação civil no Brasil apresenta diferentes possibilidades para quem enseja estudar essa área. Atualmente existem cursos nacionais presenciais, a distância, bacharelados e tecnólogos que formam pessoal para a aviação civil. Interessante acrescentar que a variedade de opções de hoje só foi possível  porque no passado determinada empresa aérea investiu em uma escola de formação de pilotos. Essa escola foi a Escola VARIG de Aeronáutica (EVAER)[1] e a sua relação com o ensino superior – e assuntos correlatos – esboçaremos ao longo deste breve editorial.


   A Viação Aérea Rio-Grandense (VARIG) em 1951 fundou a EVAER com a intenção de incorporar simuladores ao seu sistema, o que elevou a qualidade e excelência na formação de novos pilotos. A maior parte dos pilotos comerciais formados pela EVAER fora absorvida pela VARIG, porém, no início da década de 1960, a demanda de pilotos era inexistente.


 

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Como Citar
Silva, . T. A. da . (2024). O ENSINO SUPERIOR E A PESQUISA VOLTADOS À AVIAÇÃO CIVIL BRASILEIRA: UM OLHAR SOBRE SUA EVOLUÇÃO E CONTRIBUIÇÕES . Revista Brasileira De Aviação Civil &Amp; Ciências Aeronáuticas, 4(3), 1–7. Recuperado de https://rbaccia.emnuvens.com.br/revista/article/view/245
Seção
Editorial
Biografia do Autor

Tammyse Araújo da Silva, PUC/GO

Especialista em Docência Universitária pela Universidade Católica de Goiás. Graduada em Ciências Aeronáuticas pela UnisulVirtual. Professora da Escola Politécnica e de Artes no curso de Ciências Aeronáuticas da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. EC-PREV pelo CENIPA. Credenciada no SGSO pela ANAC e pela Infraero. E-mail: tammyse@hotmail.com

- tammyse@pucgoias.edu.br