FILOSOFIA ON CONDITION: MELHORIA NA CONFIABILIDADE E DISPONIBILIDADE DA FROTA ON-CONDITION PHILOSOPHY: IMPROVED FLEET RELIABILITY AND AVAILABILIT

Main Article Content

Isabella Sabino Batista
Raul Francé Monteiro

Resumo

A filosofia On Condition (OC) emerge como uma abordagem promissora para melhorar a disponibilidade, os custos e a confiabilidade da manutenção das frotas aéreas. Este estudo explora as vantagens desse conceito, salientando seu foco na substituição de componentes com base em condições reais durante paradas operacionais das aeronaves, em vez de intervalos substanciais de tempo predefinidos, que levam, em alguns casos, a remoções desnecessárias de sistemas ou componentes. Para expor as vantagens dessa filosofia, foi adotada a pesquisa de abordagem qualitativa-quantitativa, com procedimentos bibliográficos, documentais e estudo comparativo. Entre os resultados, verificou-se que os custos operacionais relacionados à filosofia Hard Time (HT) são mais altos que os associados à OC e que os equipamentos ficam inativos por um tempo maior durante a realização das revisões. Além disso, apurou-se que falhas na execução da manutenção ocupam a sétima posição entre os fatores contribuintes de ocorrências aeronáuticas no Brasil nos últimos 10 anos. Diante dessa análise, ao se utilizarem da OC, as operadoras aéreas tendem a reduzir suas despesas, associando, ainda, uma manutenção preventiva à redução do tempo de indisponibilidade de suas aeronaves. Além disso, a implementação de sistemas responsáveis pelo monitoramento e diagnóstico proporcionam uma avaliação contínua da saúde dos componentes, permitindo intervenções precisas e oportunas, o que traz mais segurança para toda a frota. Ao destacar os benefícios da filosofia OC, este estudo busca contribuir para que as operadoras aéreas aprimorem a eficiência e a confiabilidade de suas aeronaves.


 


ABSTRACT


 


On-Condition (OC) maintenance emerges as a promising approach to improve the availability, costs, and reliability of aircraft fleet maintenance. This study explores the advantages of this concept, highlighting its focus on replacing components based on real conditions during aircraft operational shutdowns, instead of substantial predefined time intervals, which lead, in some cases, to unnecessary removals of systems or components. To expose the advantages of this philosophy, a qualitative-quantitative approach research was adopted, with bibliographic, documentary procedures, and comparative study. Among the results, it was found that the operational costs related to the Hard Time (HT) philosophy are higher than those associated with OC one and that the equipment is inactive for a longer period during the inspections. In addition, it was found that failures in the execution of maintenance occupy the seventh position among the contributing factors of aeronautical occurrences in Brazil in the last 10 years. Given this analysis, by using OC, airline operators tend to reduce their expenses, also associating preventive maintenance with reducing the downtime of their aircraft. In addition, the implementation of systems responsible for monitoring and diagnosis provide a continuous assessment of the health of the components, allowing precise and timely interventions, which brings more safety to the fleet. By highlighting the benefits of the OC philosophy, this study seeks to contribute to the improvement of the efficiency and reliability of aircraft by airline operators.


 


 


.

Article Details

Como Citar
Batista, I. S. ., & Monteiro, R. F. . (2024). FILOSOFIA ON CONDITION: MELHORIA NA CONFIABILIDADE E DISPONIBILIDADE DA FROTA: ON-CONDITION PHILOSOPHY: IMPROVED FLEET RELIABILITY AND AVAILABILIT. Revista Brasileira De Aviação Civil &Amp; Ciências Aeronáuticas, 4(3), 159–182. Recuperado de https://rbaccia.emnuvens.com.br/revista/article/view/252
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Isabella Sabino Batista, PUC/GO

Graduanda em Ciências Aeronáuticas, Pontifícia Universidade Católica de Goiás. E-mail: isabella.sabatista@gmail.com

Raul Francé Monteiro, PUC/GO

Mestre em Psicologia e Especialista em Docência Universitária pela Universidade Católica de Goiás. Professor da Escola Politécnica e de Artes da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Piloto de Linha Aérea – Avião, EC-PREV pelo CENIPA e credenciado SGSO pela ANAC. E-mail: cmterfrance@hotmail.com