VIABILIDADE DE MOTORES ELÉTRICOS NA AVIACAO REGIONAL

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Felipe Braga Fruto
Édson Cabral
Francisco Conejero Perez

Resumo

O avanço tecnológico na aviação tem impulsionado a viabilidade da propulsão elétrica, evidenciada por projetos como o Caravan e AMP-H70. A crescente aplicabilidade dos motores elétricos, apesar de seus benefícios ambientais, enfrenta desafios como densidade de energia das baterias e regulamentações. No entanto, esforços da indústria, como a NASA, visam promover a adoção dessas tecnologias para alcançar emissões zero de carbono até 2050. Nos últimos anos, avanços em baterias e motores elétricos estão tornaram a propulsão elétrica viável na aviação. Projetos como o eCaravan da Magnix e AeroTEC e o híbrido-elétrico da Ampaire demonstram essa viabilidade. Motores elétricos estão sendo implementado em aeronaves, primeiramente para fazer voos regionais e de curta distância, como eVTOLs e aeronaves de instrução, devido à eficiência energética e baixa emissão de poluentes. Programas como o Electrified Powertrain Flight Demonstration (EPFD) da NASA incentivam essa tecnologia. A adoção de motores elétricos traz benefícios ambientais e operacionais, mas enfrenta desafios como a densidade energética das baterias e a infraestrutura de suporte, a segurança das baterias de íons de lítio também é uma preocupação. A tecnologia de motores híbridos com hidrogênio também enfrenta desafios em sua produção e armazenamento, empresas como Universal Hydrogen está desenvolvendo kits de conversão para aeronaves regionais. A abordagem utilizada consiste em uma revisão abrangente da literatura atual sobre motores elétricos na aviação, utilizando artigos científicos, relatórios de empresas, publicações governamentais e notícias especializadas. Esses estudos indicam que motores elétricos podem reduzir significativamente os impactos ambientais da aviação. Com o desenvolvimento contínuo de baterias e motores mais eficientes, a aviação elétrica se tornará viável a longo prazo.


 


ABSTRACT


 


The technological advancements in aviation have driven the feasibility of electric propulsion, as evidenced by projects like the Caravan and AMP-H70. The increasing applicability of electric motors, despite their environmental benefits, faces challenges such as battery energy density and regulations. However, industry efforts, such as those by NASA, aim to promote the adoption of these technologies to achieve zero carbon emissions by 2050. In recent years, advancements in batteries and electric motors have made electric propulsion viable in aviation. Projects like Magnix and AeroTEC's eCaravan and Ampaire's hybrid-electric demonstrate this viability. Electric motors are being implemented in aircraft, primarily for regional and short-distance flights, such as eVTOLs and training aircraft, due to their energy efficiency and low pollutant emissions. Programs like NASA's Electrified Powertrain Flight Demonstration (EPFD) encourage this technology. The adoption of electric motors brings environmental and operational benefits but faces challenges such as battery energy density and support infrastructure, and the safety of lithium-ion batteries is also a concern. Hydrogen hybrid engine technology also faces challenges in production and storage, with companies like Universal Hydrogen developing conversion kits for regional aircraft. The approach used consists of a comprehensive review of current literature on electric motors in aviation, utilizing scientific articles, company reports, government publications, and specialized news. These studies indicate that electric motors can significantly reduce aviation's environmental impacts. With the continuous development of more efficient batteries and motors, electric aviation will become viable in the long term.


 

Article Details

Como Citar
Fruto, F. B., Cabral, Édson ., & Perez, F. C. . (2024). VIABILIDADE DE MOTORES ELÉTRICOS NA AVIACAO REGIONAL. Revista Brasileira De Aviação Civil &Amp; Ciências Aeronáuticas, 4(3), 297–312. Recuperado de https://rbaccia.emnuvens.com.br/revista/article/view/258
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Felipe Braga Fruto, ESCOLA SUPERIOR DO AR-EAR

Estudante do Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Profissional de Aeronaves. Escola Superior do Ar. Bacharel em Ciências Aeronáuticas (Unisul). E-mail: felipebfruto@escoladoar.com.br

Édson Cabral, ESCOLA SUPERIOR DO AR-EAR

Doutor em Geografia Física (Climatologia Urbana) (USP, 2002). Mestre em Geografia Física (Climatologia Urbana) (USP, 1997). Especialista em Administração de Empresas – Comércio Exterior (FECAP, 1993).  Licenciado em Geografia (USP, 1991). Bacharel em Geografia (USP, 1986). Professor de Meteorologia Aeronáutica da Escola Superior do Ar e LATAM no curso de Ciências Aeronáuticas da Escola Superior do Ar.  E-mail: edson.cabral@escolasuperiordoar.com.br

Francisco Conejero Perez, ESCOLA SUPERIOR DO AR-EAR / LATAM

Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Profissional de Aeronaves pela EAR – Escola Superior do Ar,   Guarulhos,   Brasil,   Professor Faculdade de Tecnologia AeroTD, formado em pedagogia pela Universidade Ibirapuera em 2002, Mestre em Educação pela Universidade Mackenzie em São Paulo, 2004, Doutor em Administração na UDE –Montevideo em 2017, realizou curso de Política e Estratégia na Associação de Diplomados na Escola Superior de Guerra em 2005, São Paulo Brasil, realizou MBA –FGV -Administração  de  Empresas  de  Transporte  Aéreo  em  2010,  curso  de especialização em Finanças Internacionais, Macroeconomia e Competências gerenciais pela FGV em 2008, MBA pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica ITA, na aérea de engenharia em aeronáutica e Técnico em aviões pela  Escola  de Especialistas de Aeronáutica -1970, Piloto  Internacional  de  Linha  Aérea  da  LATAM. Piloto militar da Força Aérea Brasileira entre 1971 e 1977. E-mail:  francisco.c.perez@live.com