UMA ANÁLISE SOBRE A POSSIBILIDADE DE USO DOS MOTORES ELÉTRICOS EM AERONAVES COMERCIAIS

Main Article Content

Rafael Schafhauser Oliveira
Jairo Afonso Henkes

Resumo

Devido a necessidade da humanidade de rever seus conceitos em relação a utilização de força motriz proveniente de combustíveis fósseis, os quais são limitados e poluentes, precisa para isso buscar fontes alternativas e mais eficientes como também sustentáveis para utilizar na propulsão, procurando diminuir de forma ainda mais expressiva o impacto já baixo da aviação quando comparado à outras formas de transporte em relação a poluição. Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender e analisar todos os fatores que interferem na substituição de motores a combustão atualmente utilizados, por motores elétricos em aeronaves comerciais em ampla escala. Analisar e descrever os fatores necessários, demonstrar as atuais limitações para concretização dessa transição. Apresentar os impactos econômicos, ambiental e na saúde da população. Propor medidas operacionais alternativas utilizando energia força motriz elétrica nas operações. Procedimentos de obtenção de dados de forma bibliográfica e de característica exploratória com abordagem qualitativa. O resultado mostrou a complexidade na implementação em larga escala de motores elétricos nas aeronaves comerciais em função de limitações tecnológicas e de armazenamento, porém mostrou alternativas operacionais já em uso, como aplicações em desenvolvimento.

Article Details

Como Citar
Oliveira, R. S. ., & Henkes, J. A. . (2021). UMA ANÁLISE SOBRE A POSSIBILIDADE DE USO DOS MOTORES ELÉTRICOS EM AERONAVES COMERCIAIS. Revista Brasileira De Aviação Civil &Amp; Ciências Aeronáuticas, 1(2), 112–141. Recuperado de https://rbaccia.emnuvens.com.br/revista/article/view/27
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rafael Schafhauser Oliveira, Unisul

Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Unisul (2020). E-mail: rafael.oliveira29@unisul.br

Jairo Afonso Henkes, AeroTD

Doutorando em Geografia (UMinho, 2019). Mestre em Agroecossistemas (UFSC, 2006). Especialista em Administração Rural (UNOESC, 1997). Engenheiro Agrônomo (UDESC, 1986). Professor e Pesquisador nas Áreas de Gestão Ambiental, Ciências Aeronáuticas, Agronomia, Administração e Engenharia Ambiental. AeroTD. https://orcid.org/0000-0002-3762-471X  E-mail: jairohenkes333@gmail.com