O USO DO ETANOL ALÉM DA AVIAÇÃO AGRÍCOLA: UM DOS CAMINHOS PARA A AVIAÇÃO GERAL THE USE OF ETHANOL BEYOND AGRICULTURAL AVIATION:ONE OF THE WAYS TO GENERAL AVIATION
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Resumo
O etanol hidratado começou a ser usado na aviação agrícola brasileira em 2002. Mesmo tendo uma grande oferta e apresentando as qualidades de um biocombustível, tais como, ter uma fonte renovável e menor emissão de poluentes, quase 18 anos depois ele continua restrito a esse setor da aviação geral. Este trabalho busca, através de pesquisas bibliográficas, análise de dados e entrevistas com empresas do setor de aviação, mostrar a viabilidade do uso do etanol nos demais setores da aviação geral, tendo como base, a experiência positiva do uso deste combustível na aviação agrícola brasileira. Um dos maiores obstáculos para a utilização do etanol pelos outros setores da aviação geral é a inexistência de pontos de abastecimentos nos aeroportos brasileiros. Através de um levantamento realizado com empresas do setor de aviação, é demostrado que a diferença do preço entre o etanol e a AVGAS justifica o uso deste combustível pelas aeronaves. As aeronaves movidas a etanol apresentam um aumento de consumo em torno de 30% em relação a AVGAS, porém a diferença de preços gera uma economia final que chega a 60% no custo do combustível. Uma vez que os aeroclubes passem a utilizar o etanol, devido aos benefícios desse combustível, principalmente o seu preço em relação ao AVGAS, se criará uma rede de pontos de abastecimentos abrangendo a maior parte do território brasileiro, permitindo assim o aumento do interesse pelos demais setores da aviação geral.
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