A VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA PODE SER UM INDICADOR CONFIÁVEL DO DESEMPENHO OPERACIONAL DE PILOTOS DE CAÇA? CAN HEART RATE VARIABILITY BE A RELIABLE INDICATOR OF THE OPERATIONAL PERFORMANCE OF FIGHTER PILOTS?

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Gilberto Pivetta Pires
Edson Koury do Nascimento

Resumo

O avanço da tecnologia aeroespacial exige uma abordagem integrada entre humanos e máquinas. Especialistas em medicina aeroespacial enfrentam o desafio de avaliar o desempenho dos pilotos considerando a complexa interação entre ambos. Este estudo revisa a relação entre a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) e o desempenho operacional em pilotos de caça. A exposição regular a altas acelerações de Força +Gz é uma realidade para poucas centenas de pilotos, principalmente militares. Embora estudos em ratos indiquem lesões cardíacas devido a altas acelerações, não foram encontradas associações claras em humanos. A exposição repetida pode afetar o metabolismo oxidativo do tecido do miocárdio. Equipamentos como a centrífuga humana são essenciais para entender a resposta do corpo à força G durante manobras aéreas, mas seu alto custo limita sua utilização. Investir em pesquisas adicionais pode aprimorar a compreensão dos efeitos da exposição crônica à aceleração +Gz e buscar alternativas acessíveis para avaliação e treinamento dos pilotos.


 


Palavras-chave: Aviação militar; Pilotos; Sistema nervoso autônomo; Variabilidade da frequência cardíaca.


 


ABSTRACT


 


The advancement of aerospace technology requires an integrated approach between humans and machines. Aerospace medicine experts face the challenge of assessing pilot performance considering the complex interaction between both. This study reviews the relationship between heart rate variability (HRV) and operational performance in fighter pilots. Regular exposure to high +Gz acceleration forces is a reality for a few hundred pilots, primarily military. While studies in mice suggest cardiac injuries due to high accelerations, clear associations in humans have not been found. Repeated exposure may affect oxidative metabolism in myocardial tissue. Equipment such as the human centrifuge is essential for understanding the body’s response to G-forces during aerial maneuvers, but its high cost limits its use. Further research investment could enhance understanding of the effects of chronic +Gz acceleration exposure and explore affordable alternatives for pilot assessment and training.


 


Keywords: Military aviation; Pilots; Autonomic nervous system; Heart rate variability.

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Como Citar
Pires, G. P., & Nascimento, E. K. do. (2025). A VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA PODE SER UM INDICADOR CONFIÁVEL DO DESEMPENHO OPERACIONAL DE PILOTOS DE CAÇA? CAN HEART RATE VARIABILITY BE A RELIABLE INDICATOR OF THE OPERATIONAL PERFORMANCE OF FIGHTER PILOTS?. Revista Brasileira De Aviação Civil & Ciências Aeronáuticas, 5(3), 34–54. Recuperado de https://rbaccia.emnuvens.com.br/revista/article/view/323
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gilberto Pivetta Pires, Universidade da Força Aérea - UNIFA.

Prof. Dr. com Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física e Desportos de Catanduva- ESEFIC (1997), Especialização em Atividades Aquáticas pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2000), Mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2005), e Doutorado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu - USJT (2014). Atualmente é docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Desempenho Humano Operacional - PPGDHO na Universidade da Força Aérea - UNIFA.  E-mail: gilbertopivettapires@gmail.com

Edson Koury do Nascimento, I COMAR/UNIFA

Cap QOAVKOURY concluiu o CFOAV em 2011 e possui graduação em Ciências Aeronáuticas e Administração com ênfase em Administração Pública pela Academia da Força Aérea, possui especialização em Gestão Pública pela Universidade Anhanguera (2016) e Mestrado em Desempenho Humano Operacional, modalidade profissional, pela Universidade da Força Aérea– UNIFA (2024). Atualmente é Chefe da Sub coordenadoria de Governança do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR). UNIFA. E-mail: koury.fab@gmail.com