A CONSTRUÇÃO DE SOLUÇÕES ACADÊMICAS NAS ASAS DA AVIAÇÃO
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Resumo
Ao iniciar este editorial que metaforicamente “solta os freios” para a decolagem de um voo há muito planejado e esperado por um seleto grupo de profissionais da área acadêmica e de aviação, não apenas agradeço a honraria concedida pelo Editor-Chefe da Revista Brasileira de Aviação Civil e Ciências Aeronáuticas, Professor Jairo Afonso Henkes, mas principalmente, parabenizo-o pela iniciativa de proporcionar um espaço de divulgação científica em uma área essencial ao funcionamento de nossa sociedade atual e que até há pouco se limitava, salvo exceções, a execução técnica de procedimentos determinados principalmente pela análise empírica de resultados anteriores. A aviação passou por diversos momentos distintos na sua história e podemos destacar os primeiros anos do século XX, nos quais os aviadores eram nada mais que aventureiros, experimentadores de artefatos implementados sem uma base científica fundamentada e que, por tentativa e erro, buscavam fama, visibilidade social e muitas vezes a conquista de prêmios oferecidos por empresários entusiastas. É célebre a frase de Isaac Newton, “se consigo enxergar mais longe, é porque me apoio nos ombros de gigantes”, expressando a necessidade de socialização do conhecimento para a construção de novos saberes. Entendemos então que o conhecimento científico deve ser disseminado de maneira eficiente e confiável para que possa, de fato, contribuir para a evolução dos processos. A parceria outrora chamada de “Pesquisa & Desenvolvimento” que teve seu conceito expandido para “Ciência & Tecnologia” é fator fundamental para o progresso científico e técnico de qualquer atividade humana na busca de qualidade de vida. A busca por novas tecnologias no emprego dessa atividade, que impacta em praticamente todos os campos do conhecimento humano, certamente trará resultados positivos em níveis tão efetivos e duradouros quanto for a seriedade com que se trata não apenas a quantidade de pesquisas a respeito, quanto a disseminação dos resultados dessas pesquisas em um veículo que tenha confiabilidade e permeabilidade no ambiente aeronáutico. Nesse sentido, a criação do espaço em um periódico científico para divulgação de pesquisas e construção de novos conhecimentos na Aviação é uma iniciativa não apenas pioneira e louvável, mas fundamentalmente necessária nos dias de hoje. Finalizando este editorial, gostaria de não apenas parabenizar, mas principalmente agradecer a oportunidade de participar desta iniciativa pioneira do Professor Jairo Afonso Henkes no preenchimento de uma lacuna acadêmica que havia no setor aéreo em geral.
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