TREINAMENTO COM REALIDADE AUMENTADA NO SETOR DE AVIAÇÃO AVIATION TRAINING WITH AUGMENTED REALITY
Main Article Content
Resumo
A automação das aeronaves ou glass cockpit exigiu dos pilotos habilidades para o gerenciamento de sistemas e operações e isto acabou por refletir no seu treinamento. Na medida em que o avanço tecnológico ocorre, é essencial avançar também nos métodos de ensino dos profissionais que trabalham com estas máquinas modernas. Uma maneira de evoluir nos processos educacionais da chamada educação 4.0 foi adotar tecnologias que auxiliassem no aprendizado e na retenção do conhecimento. Neste sentido, e observando a possibilidade do uso de Realidade Aumentada (AR – Augmented Reality) no ensino, este estudo objetivou verificar se a aplicação desta tecnologia no processo de treinamento de profissionais do setor de transporte aéreo pode promover o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para atender às demandas da aviação moderna. Assim, ao utilizar uma metodologia de natureza básica, descritiva, qualitativa e de procedimentos documental e bibliográfico, concluiu-se que a Realidade Aumentada pode ser utilizada como ferramenta para o ensino desses profissionais, gerando vários benefícios. Tais vantagens compreendem aumentar a qualidade e reduzir o tempo da tarefa, no caso da indústria aeronáutica; elevar o engajamento nos cursos EPT para comissários; e melhorar a interação e a memória motora no treinamento dos pilotos enquanto simulam cenários. Esses relevantes ganhos corroboram com a hipótese levantada, que considera a utilização da AR um elemento substancial para o aprimoramento do desempenho educacional e profissional, visto que, além do seu uso no treinamento dos aeronautas, ela participa do cotidiano do trabalho de pilotos, a exemplo do Head-Up Display.
Article Details
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.