CIDADES INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS: A DESATIVAÇÃO DO AEROPORTO CARLOS PRATES E TRANSFORMAÇÃO EM PARQUE AMBIENTAL, CULTURAL E CENTRO ADMINISTRATIVO MUNICIPAL SMART AND SUSTAINABLE CITIES: THE DEACTIVATION OF CARLOS PRATES AIRPORT AND TRANSFORMATION INTO AN ENVIRONMENTAL, CULTURAL PARK AND MUNICIPAL ADMINISTRATIVE CENTER

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Jairo Afonso Henkes
Vagner Luciano de Andrade

Resumo

O presente trabalho, a partir de uma revisão bibliográfica apresenta aspectos teóricos inerentes ao conceito de cidade inteligente/sustentável e seus desenhos coletivos como meios de se modelarem as cidades como complexos culturais e ecológicos. Na cidade de Belo Horizonte, o Executivo Municipal demanda por um novo Centro Administrativo que agregue todos os prédios, todos os setores e todos os servidores, a fim de prestar serviços de elevada qualidade para a população, bem como otimizar recursos, equalizar valores e buscar índices de qualidade máxima. Pensando nesta questão, o trabalho traz como proposta a discussão sobre a construção deste Centro Administrativo Municipal na área do Aeroporto Carlos Prates que está em processo de desativação e que pode, a partir de um projeto arquitetônico interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar aproveitar um espaço significativo para construção dos prédios e do complexo administrativo e também ampliar um parque ecológico que existe no respectivo local, com vistas a tecer um diálogo com as comunidades adjacentes, promovendo um espaço de novas possibilidades no tecido urbano, fazendo com que o aeroporto não se transforme em mais um vazio urbano e possa assim ter uma destinação insustentável que diminuirá os índices de qualidade de vida da capital.

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Como Citar
Henkes, J. A. ., & Andrade, V. L. de . (2023). CIDADES INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS: A DESATIVAÇÃO DO AEROPORTO CARLOS PRATES E TRANSFORMAÇÃO EM PARQUE AMBIENTAL, CULTURAL E CENTRO ADMINISTRATIVO MUNICIPAL : SMART AND SUSTAINABLE CITIES: THE DEACTIVATION OF CARLOS PRATES AIRPORT AND TRANSFORMATION INTO AN ENVIRONMENTAL, CULTURAL PARK AND MUNICIPAL ADMINISTRATIVE CENTER. Revista Brasileira De Aviação Civil &Amp; Ciências Aeronáuticas, 1(4), 46–71. Recuperado de https://rbaccia.emnuvens.com.br/revista/article/view/57 (Original work published 3º de setembro de 2021)
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jairo Afonso Henkes, AeroTD

Engenheiro Agrônomo, graduado pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - UDESC (1986). Especialista em Administração Rural pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (1996) e Mestre em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2006). Doutorando em Geografia Física e Estudos Ambientais na Universidade do Minho-Portugal. E-mail: jairohenkes333@gmail.com

Vagner Luciano de Andrade, UNICESUMAR

Bacharel-licenciado em Geografia e Análise Ambiental (UNI-BH/2007), Licenciado em História (UNICESUMAR/2018) e especialista na área de Educação, Patrimônio e Paisagem Cultural (Filosofia da Arte e Educação, Metodologia de Ensino de História, Museografia e Patrimônio Cultural, Políticas Públicas Municipais). Licenciado em Ciências Biológicas (FIAR/2018), Tecnólogo em Gestão Ambiental (UNICESUMAR/2019) e especialista na área de Educação, Patrimônio e Paisagem Natural (Administração escolar, Orientação e Supervisão, Ecologia e Monitoramento Ambiental, Gestão e Educação Ambiental, Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas). E-mail: trezeagosto@yahoo.com.br