“CONGESTIONAMENTOS FANTASMA” NOS FLUXOS DE TRÁFEGO AÉREO: SUA POSSÍVEL EXISTÊNCIA E CAUSAS PROVÁVEIS PARA SUAS OCORRÊNCIAS “PHANTOM TRAFFIC JAMS” IN AIR TRAFFIC FLOWS: THEIR POSSIBLE EXISTENCE AND PROBABLE CAUSES FOR THEIR OCCURRENCES
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Resumo
Um efeito comum nos estudos de tráfego rodoviário é o denominado “congestionamento fantasma”, que ocorre sem uma causa aparente, como interdições de faixas de pistas, acidentes, dentre outras. Esse efeito advém do comportamento dos motoristas em ajustar suas velocidades às situações do momento. Levanta-se a hipótese de que este efeito também pode ocorrer no tráfego aéreo. Nesse sentido, este artigo buscou compreender as causas que podem gerar esse tipo de congestionamento nos fluxos de tráfego aéreo. Ele se baseou em pesquisa dos fluxos de aproximação para o aeroporto de Guarulhos, localizado na Terminal São Paulo, a mais movimentada da América Latina. A pesquisa, portanto, caracterizou-se como estudo de caso. A metodologia utilizada permitiu compreender algumas das prováveis causas que podem gerar interrupções de fluxo sem motivo aparente. Destacam-se problemas relacionados aos aspectos técnicos, humanos e operacionais. Dentre os problemas relacionados a esses aspectos, sugeriu-se que a ausência de ferramentas de automação e auxílio à decisão e a falta de técnicas de separação e gestão de velocidades geram, em momentos de maior demanda, um comportamento excessivamente restritivo nos controladores de tráfego aéreo, que passam a priorizar segurança à eficiência.
ABSTRACT
A common effect in road traffic studies is the so-called “phantom traffic jams”, which occurs without an apparent cause, such as lane closures, accidents, among others. This effect comes from the behavior of drivers in adjusting their speeds to current situations. It is suggested that this effect can also occur in air traffic. In this sense, this article sought to understand the causes that can generate this type of congestion in air traffic flows. It was based on research on the approach flows to Guarulhos airport, located at São Paulo Terminal, the busiest in Latin America. The research, therefore, was characterized as a case study. The methodology used allowed us to understand some of the probable causes that can generate flow interruptions for no apparent reason. Problems related to technical, human and operational aspects are highlighted. Among the problems related to these aspects, it was suggested that the absence of automation tools and decision aid and the lack of separation and speed management techniques generate, in times of greater demand, an excessively restrictive behavior in air traffic controllers, which now prioritize safety over efficiency.
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