COMPETÊNCIAS NÃO-TÉCNICAS NAS AVALIAÇÕES DE PILOTOS DE LINHA AÉREA EM SIMULADORES DE VOO NON-TECHNICAL SKILLS IN AIRLINE PILOT ASSESSMENTS IN FLIGHT SIMULATORS
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Resumo
Este trabalho acadêmico apresenta um estudo sobre a avaliação das competências empregadas por pilotos de linha aérea em sessões de simulador de voo. Contemplou, especificamente, o estudo das competências não-técnicas, também chamadas de habilidades comportamentais, ou seja, aquelas que influenciam diretamente no gerenciamento de voo de pilotos no exercício de suas funções a bordo de aeronaves de transporte de passageiros. Não foram estudadas as competências técnicas, pois já é um procedimento adotado na avaliação dos pilotos. De acordo com os manuais pertinentes sobre o tema, considerou-se como competências não-técnicas a comunicação, liderança e trabalho de equipe, solução de problemas e tomada de decisão, consciência situacional e gerenciamento da carga de trabalho. O estudo baseou-se em pesquisa bibliográfica, contemplando livros, artigos e dissertações. Contou também, com a análise documental, essa obtida com base em materiais relevantes ao tema proposto, em manuais da ICAO, IATA, FAA e ANAC. O estudo destaca os fundamentos da avaliação por competência de aviadores, levando em consideração a definição de competência como sendo o conjunto de conhecimento, habilidades e atitudes empregadas pelos avaliados em treinamentos iniciais e periódicos em simuladores de voo. Completa a pesquisa bibliográfica e a análise documental, os resultados da entrevista com uma autoridade da ANAC, a qual destaca a situação dos procedimentos de treinamentos e avaliações feitas por empresas brasileiras. Como resultados do estudo obteve-se um melhor entendimento da importância das avaliações das competências não-técnicas de pilotos em simuladores de voo. Conclui-se, sugerindo dois instrumentos, como produto final do estudo, nos quais apontou-se os critérios para realizar uma avaliação baseada em competências. Assim, espera-se aumentar a consciência acerca das causas raízes de alguma deficiência das competências não-técnicas de pilotos submetidos a avaliações. Portanto, este estudo pode gerar uma possibilidade de aperfeiçoamento nas avaliações de pilotos de linha aérea em simuladores de voo e assim auxiliar na manutenção eficiente, eficaz e efetiva da segurança de voo na aviação civil.
ABSTRACT
This academic work presents a study about the evaluation of competencies applied by airline pilots during flight simulator sessions. Thus, it is based specifically on the study of non-technical competencies, also referred as behavioral skills, such as those that take direct effect on pilots’ flight management during their functions on board airline aircrafts. Technical competencies were not addressed in this work, because it is already a standard procedure on pilots’ evaluation. According to manuals related to the subject, it is considered non-technical competencies as being communication, leadership and teamwork, problem solving and decision making, situation awareness and workload management. This work was based on a bibliographic study using books, articles and dissertations, besides documental analysis obtained from relevant materials to the proposed theme, such as ICAO, IATA, FAA and ANAC manuals. It enhances the basis for aviators’ competence evaluation assuming that ‘competence’ is defined as a set of knowledge, skills and attitude applied by examinee pilots on initial and recurrent flight simulator training and evaluations. In addition to the bibliographic research and the documental analysis, it presents the result of an interview with an ANAC authority. That interview enhances the situation of Brazilian airlines procedures on training and evaluations. As a result, it seeks to obtain a better understanding of non-technical pilots’ competencies evaluation in flight simulators. It concludes suggesting two instruments as the final study result, on which the criteria to perform an evaluation based on competencies was indicated. By this way, it is expected to increase awareness about the root causes of any non-technical pilots’ competence during evaluations. Therefore, this work may generate a possibility to improve airline pilots on flight simulation exams and contribute to efficient and effective management of civil aviation safety.
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