PROFICIÊNCIA INGLESA NA AVIAÇÃO: UMA ANÁLISE DE ERROS COMUNICATIVOS FATAIS E MEDIDAS DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES ENGLISH PROFICIENCY IN AVIATION: AN ANALYSIS OF FATAL COMMUNICATIVE ERRORS AND ACCIDENT PREVENTION MEASURES

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Juliana Diniz
Angelo Damigo Tavares

Resumo

Este estudo analisou como a falta de proficiência em língua inglesa contribuiu para a ocorrência de acidentes aéreos na aviação comercial internacional das décadas de 70 e 90, fazendo um estudo de caso do desastre Tenerife. Caracterizou-se como uma pesquisa descritiva bibliográfica de natureza qualitativa, fundamentada em estudos precedentes sobre o tema, regulamentações e documentos. O estudo descreveu o uso da língua inglesa tanto por falantes L1 (primeira língua) como L2 (segunda língua) na comunicação bilateral piloto-controlador de tráfego aéreo e como a falha comunicativa pode conduzir a um acidente. Observou-se que não somente aqueles que possuem o inglês como segunda língua, mas também pilotos e controladores que o tem como idioma materno estão sujeitos à falha comunicativa durante suas operações. Sugere-se, dessa forma, que testes de avaliação e treinamentos para uso do ACT, implantados nos países membros, considerem as particularidades idiossincráticas de sua L1 a fim de evitar fenômenos como a alternância de código linguístico. Além do mais, esta pesquisa conclui sugerindo a necessidade de desenvolver estudos destinados à análise do comportamento do indivíduo frente a uma linguagem franca a tendência de usá-la no seu aspecto natural, isto é, o inglês coloquial e comum para aqueles que possuem a língua inglesa como idioma materno, para que, assim, possam existir mais contribuições para uma comunicação livre de erros e segura na aviação.

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Como Citar
Diniz, J., & Tavares, A. D. . (2023). PROFICIÊNCIA INGLESA NA AVIAÇÃO: UMA ANÁLISE DE ERROS COMUNICATIVOS FATAIS E MEDIDAS DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES : ENGLISH PROFICIENCY IN AVIATION: AN ANALYSIS OF FATAL COMMUNICATIVE ERRORS AND ACCIDENT PREVENTION MEASURES. Revista Brasileira De Aviação Civil &Amp; Ciências Aeronáuticas, 1(1), 183–208. Recuperado de https://rbaccia.emnuvens.com.br/revista/article/view/11 (Original work published 22º de abril de 2021)
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Juliana Diniz, UNISUL

Bacharel em Ciências Aeronáuticas pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Docente na área de linguagens – Língua Inglesa e Língua Portuguesa. Licenciada em Letras pelo Centro Universitário de Maringá. E-mail: julianadiniz0203@gmail.com

Angelo Damigo Tavares, UNISUL

Mestre em Ciências Aeroespaciais pela Universidade da Força Aérea. E-mail: tavares.angelo@unisul.br