UMA ANÁLISE DA INSERÇÃO DE AERONAVES MOVIDAS A ENERGIAS RENOVÁVEIS NAS ESCOLAS DE AVIAÇÃO AN ANALYSIS OF THE INSERTION OF AIRCRAFT MOVED TO RENEWABLE ENERGY IN AVIATION SCHOOLS
Main Article Content
Resumo
Este trabalho teve como objetivo geral analisar os fatores que influenciam a introdução de aeronaves movidas à base de energia renovável, em escolas de formação de pilotos para a aviação civil. Foi realizada uma pesquisa exploratória, com procedimento de estudo de caso observacional, bibliográfico, documental, com abordagem tanto qualitativa, quanto quantitativa. Foi realizada uma pesquisa e análise das aeroanaves mais utilizadas em cursos de piloto privado, avaliando sua operação e seus aspectos econômicos, ambientais e sociais, verificando as emissões de poluentes, comparado-as com aeronaves movidas a etanol e elétricas. Foram realizadas entrevistas com pilotos com a finalidade de identificar preferências e dúvidas quanto a operação destes modelos de aeronaves. Verificou-se que algumas mudanças devem ser realizadas para ocorrer uma diminuição do nível de poluição no setor de instrução aérea, e avanços no aspecto ambiental, econômico e social acontecem juntas, seguindo todos os padrões de segurança. O modelo ideal de aeroanave ainda precisa ser melhor desenvolvido para se enquadrar de forma prática ao que é necessário ao setor, mas até lá pode-se usar um exemplar já disponível na atualidade, trazendo benefícios econômicos e ambientais, com a segurança necessária.
Article Details
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.