UMA ANÁLISE DA INSERÇÃO DE AERONAVES MOVIDAS A ENERGIAS RENOVÁVEIS NAS ESCOLAS DE AVIAÇÃO
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Resumo
Este trabalho teve como objetivo geral analisar os fatores que influenciam a introdução de aeronaves movidas à base de energia renovável, em escolas de formação de pilotos para a aviação civil. Foi realizada uma pesquisa exploratória, com procedimento de estudo de caso observacional, bibliográfico, documental, com abordagem tanto qualitativa, quanto quantitativa. Foi realizada uma pesquisa e análise das aeroanaves mais utilizadas em cursos de piloto privado, avaliando sua operação e seus aspectos econômicos, ambientais e sociais, verificando as emissões de poluentes, comparado-as com aeronaves movidas a etanol e elétricas. Foram realizadas entrevistas com pilotos com a finalidade de identificar preferências e dúvidas quanto a operação destes modelos de aeronaves. Verificou-se que algumas mudanças devem ser realizadas para ocorrer uma diminuição do nível de poluição no setor de instrução aérea, e avanços no aspecto ambiental, econômico e social acontecem juntas, seguindo todos os padrões de segurança. O modelo ideal de aeroanave ainda precisa ser melhor desenvolvido para se enquadrar de forma prática ao que é necessário ao setor, mas até lá pode-se usar um exemplar já disponível na atualidade, trazendo benefícios econômicos e ambientais, com a segurança necessária.
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