O CUMPRIMENTO DOS REGULAMENTOS AERONÁUTICOS NA INSTRUÇÃO AÉREA E SUA EFICÁCIA NA FORMAÇÃO DO PILOTO PRIVADO DE AVIÃO

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Mauriely Neves Lauro
Tammyse Araújo da Silva

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar o treinamento de Piloto Privado de Avião frente ao cumprimento dos regulamentos aeronáuticos nacionais aplicáveis, com o intuito de averiguar se as normatizações estão sendo cumpridas e, de consequência, se o treinamento praticado no mercado brasileiro consegue, de fato, preparar os futuros pilotos para o desenvolvimento de habilidades e competências capazes de solucionar problemas quando em voo solo. Para isso, a pesquisa busca, por meio de uma metodologia de abordagem qualitativa-quantitativa, a partir de levantamento documental, bibliográfico e de campo – aplicação de questionário –, estruturar o seu corpus. O estudo de campo contou com 101 participantes que responderam ao questionário na plataforma Google Forms, de 16 a 20 de abril de 2021. Como resultado, identificou-se que 63,4% dos participantes consideram o treinamento bom para situações adversas aptos para solucioná-las caso estejam em voo solo; entretanto, também foi identificado que 64,4% do total de pilotos não passaram por uma situação problema, o que pode evidenciar que, em uma situação real, tal aptidão não se confirme. Nem todos receberam o ensino de acordo com o que regem os regulamentos, pois foram constatadas inconformidades entre as horas praticadas para voo solo, navegação, briefing e debriefing e as determinadas nesses normativos. Diante dessa realidade, conclui-se que, para diminuir os riscos operacionais, o ensino baseado em cenário, proposto pela normatização em vigor, seja amplamente utilizado, visto que simuladores de voo possibilitam recortes de diferentes situações, o que, por conseguinte, prepara esses alunos-pilotos para diversos cenários de forma mais completa.


                                                                                     

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Como Citar
Lauro, M. N., & Silva, T. A. da . (2021). O CUMPRIMENTO DOS REGULAMENTOS AERONÁUTICOS NA INSTRUÇÃO AÉREA E SUA EFICÁCIA NA FORMAÇÃO DO PILOTO PRIVADO DE AVIÃO. Revista Brasileira De Aviação Civil &Amp; Ciências Aeronáuticas, 1(3), 81–103. Recuperado de https://rbaccia.emnuvens.com.br/revista/article/view/44 (Original work published 1º de julho de 2021)
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Mauriely Neves Lauro, PUC/GO

Graduanda de Ciências Aeronáuticas. CHT Piloto Privado. PUC-GO. E-mail: mauriely.lauro@live.com

Tammyse Araújo da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)

Especialista em Docência Universitária pela Universidade Católica de Goiás. Graduanda em Ciências Aeronáuticas pela UnisulVirtual. Graduada em Artes Visuais pela UFG. Professora da Escola de Ciências Exatas e da Computação no curso de Ciências Aeronáuticas da PUC Goiás. Diretora de Escola Superior de Aviação Civil da UniGoiyazes. EC-PREV pelo CENIPA. Credenciada no SGSO pela Agência Nacional de Aviação Civil. E-mail: tammyse@hotmail.comtammyse@pucgoias.edu.br